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Type: Monografia
Title: Docência: motivações para a escolha e permanência na profissão
Author: Mathias, Larissa Fatima
First advisor: Loss, Adriana Salete
metadata.dc.contributor.referee1: Bertolassi, Jonas Antônio
metadata.dc.contributor.referee2: Camirini, Neila
Resume: Este trabalho tem como tema "Docência: motivações para a escolha e permanência na profissão". Diante do cenário atual, em que a desvalorização da carreira docente e as constantes dificuldades enfrentadas pelos profissionais da educação impactam diretamente na sua permanência na profissão, este estudo busca compreender os caminhos que os levaram a tornarem-se educadores e o que os motiva a permanecer na profissão. Assim sendo, o problema de pesquisa investiga quais foram as motivações para escolha e permanência na profissão docente. O objetivo geral é investigar e identificar quais fatores (pessoais, sociais, econômicos e culturais) influenciaram a decisão de tornar-se professor e os aspectos que contribuem para a permanência na Profissão Docente. A metodologia deste estudo consistiu em uma pesquisa qualitativa, de abordagem descritivo-interpretativa, utilizando-se a pesquisa bibliográfica, que envolveu autores relevantes na área da Educação, como Day (1999), Nóvoa (2022) e Kuenzer; Caldas (2009), bem como a pesquisa de campo, por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com oito professores de diferentes etapas da educação básica e com carreiras em distintas durações. Todos os docentes entrevistados trabalham no município de Itatiba do Sul-RS ou já são aposentados por trabalhos prestados na mesma localidade. Os dados foram analisados de acordo com os procedimentos descritos por Bardin (2009), permitindo a categorização e a interpretação dos resultados. Além disso, foi respeitada a ética na pesquisa, com a obtenção do consentimento dos participantes e garantindo a confidencialidade das informações. A metodologia adotada possibilitou a compreensão dos percursos formativos e profissionais dos professores, categorizados em três temas principais, com os seguintes títulos: Perfil pessoal e profissional, Carreira docente: motivos para a escolha e desafios enfrentados, Apoio institucional e expectativas futuras. Os resultados desta pesquisa revelaram que, apesar dos desafios, como a indisciplina dos estudantes, o desinteresse das famílias, a desvalorização social e salarial, os professores permanecem na profissão, principalmente, por vocação, amor ao ensino e comprometimento com a educação. O apoio das gestões escolares foi apontado como relevante para a motivação no exercício profissional, embora a maioria dos docentes demonstre pessimismo quanto à valorização futura da profissão. O estudo conclui que, para além das questões econômicas, a paixão pelo ato de ensinar e a esperança na transformação social por meio da educação são fatores decisivos para a permanência desses profissionais na docência.
Abstract: This work addresses the topic “Teaching: motivations for choosing and remaining in the profession.” Given the current scenario, in which the devaluation of the teaching career and the constant challenges faced by education professionals directly impact their permanence in the field, this study seeks to understand the paths that led them to become educators and what motivates them to remain in the profession. Thus, the research problem investigates what the motivations were for choosing and staying in the teaching profession. The general objective is to investigate and identify which factors (personal, social, economic, and cultural) influenced the decision to become a teacher and which factors contribute to remaining in the teaching profession. The methodology of this study consisted of qualitative research, with a descriptive-interpretative approach, using a bibliographical review that included relevant authors in the field of Education, such as Day (1999), Nóvoa (2022), and Kuenzer & Caldas (2009), as well as field research through semi-structured interviews conducted with eight teachers from different levels of basic education and with varying career lengths. All the interviewed teachers work in the municipality of Itatiba do Sul-RS or are retired after having worked in the same locality. The data were analyzed according to the procedures described by Bardin (2009), allowing for the categorization and interpretation of the results. Additionally, ethical research principles were respected, with participants’ consent obtained and confidentiality ensured. The adopted methodology made it possible to understand the teachers' educational and professional trajectories, categorized into three main themes with the following titles: Personal and professional profile; Teaching career: reasons for choosing and challenges faced; Institutional support and future expectations. The results of this research revealed that, despite challenges such as student indiscipline, lack of family engagement, and social and salary devaluation, teachers remain in the profession mainly due to vocation, love of teaching, and commitment to education. Support from school management was cited as relevant for motivation in professional practice, although most teachers expressed pessimism regarding the future appreciation of the profession. The study concludes that, beyond economic factors, a passion for teaching and hope for social transformation through education are decisive factors for these professionals to remain in teaching.
Keywords: Docência;
motivação;
permanência;
profissão docente.
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8772
Issue Date: Jul-2025
Appears in Collections:Pedagogia

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