Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8778
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Alves, Solange Maria | - |
dc.creator | Domingues, Idrielly Leite | - |
dc.date | 2025-07-02 | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-16T17:39:00Z | - |
dc.date.available | 2025 | - |
dc.date.available | 2025-09-16T17:39:00Z | - |
dc.date.issued | 2025 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8778 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho trata de um exercício de aproximação ao conceito de ser social em Vigotski1, perseguindo identificar elementos desse conceito que possam ser considerados fundamentais para a prática pedagógica com crianças entre 4 e 5 anos, no âmbito da educação infantil. Tem origem em reflexões e problematizações oriundas da atividade de estágio supervisionado em educação infantil, durante o percurso formativo de licenciatura em Pedagogia, pela Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, campus Chapecó (SC). Está filiado ao grupo de estudos e pesquisas Escola de Vigotski - GEPEVI e ao projeto matricial de pesquisa Desenvolvimento Humano e Educação na perspectiva histórico-cultural. Tem como objetivo geral: analisar o conceito de ser social em Vigotski e possíveis implicações para a prática pedagógica na educação infantil de 4-5 anos. Tal objetivo se orientou por OBJETIVOS ESPECÍFICOS (i)Estudar e Analisar o conceito de ser social na teoria histórico cultural de Vigotski, e (ii)Identificar possíveis orientações do conceito de criança como ser social para a prática pedagógica no âmbito da educação infantil. Em termos metodológicos, este trabalho segue, ainda que de forma embrionária, a base do materialismo histórico-dialético (MHD), que é a referência principal da Teoria Histórico-Cultural (THC) que, por sua vez, constitui nosso fundamento teórico-conceitual. Nestes termos, o processo de investigação se orienta pela lógica dialética materialista segundo a qual o movimento de apreensão do objeto pelo pensamento se caracteriza por unidade dialética entre tese-antítese-síntese. Conclui-se que, na perspectiva de Vigotski, a criança é compreendida como um ser social desde o início de sua existência, sendo o desenvolvimento humano profundamente influenciado pelas relações sociais. Assim, o professor além de transmitir conteúdos, assume o papel de mediador do conhecimento, fazendo com que aconteçam interações significativas que respeitam e potencializam o desenvolvimento das crianças. Dessa forma, compreender a criança como ser social permite fundamentar práticas pedagógicas mais conscientes, e coerentes com o processo de formação na infância. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2025-08-12T12:36:46Z No. of bitstreams: 1 DOMINGUES.pdf: 486474 bytes, checksum: af743bb71284529b1add55c94a20f4f4 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2025-09-16T17:39:00Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DOMINGUES.pdf: 486474 bytes, checksum: af743bb71284529b1add55c94a20f4f4 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-09-16T17:39:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DOMINGUES.pdf: 486474 bytes, checksum: af743bb71284529b1add55c94a20f4f4 (MD5) Previous issue date: 2025 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Chapecó | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento humano | pt_BR |
dc.subject | Socialização | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.title | O conceito de ser social em Vigotski: contribuições para a prática pedagógica com a infância de 4 e 5 anos | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DOMINGUES.pdf | 475.07 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.