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Tipo: Monografia
Título: O conceito de ser social em Vigotski: contribuições para a prática pedagógica com a infância de 4 e 5 anos
Autor(es): Domingues, Idrielly Leite
Primeiro Orientador: Alves, Solange Maria
Resumo: O presente trabalho trata de um exercício de aproximação ao conceito de ser social em Vigotski1, perseguindo identificar elementos desse conceito que possam ser considerados fundamentais para a prática pedagógica com crianças entre 4 e 5 anos, no âmbito da educação infantil. Tem origem em reflexões e problematizações oriundas da atividade de estágio supervisionado em educação infantil, durante o percurso formativo de licenciatura em Pedagogia, pela Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, campus Chapecó (SC). Está filiado ao grupo de estudos e pesquisas Escola de Vigotski - GEPEVI e ao projeto matricial de pesquisa Desenvolvimento Humano e Educação na perspectiva histórico-cultural. Tem como objetivo geral: analisar o conceito de ser social em Vigotski e possíveis implicações para a prática pedagógica na educação infantil de 4-5 anos. Tal objetivo se orientou por OBJETIVOS ESPECÍFICOS (i)Estudar e Analisar o conceito de ser social na teoria histórico cultural de Vigotski, e (ii)Identificar possíveis orientações do conceito de criança como ser social para a prática pedagógica no âmbito da educação infantil. Em termos metodológicos, este trabalho segue, ainda que de forma embrionária, a base do materialismo histórico-dialético (MHD), que é a referência principal da Teoria Histórico-Cultural (THC) que, por sua vez, constitui nosso fundamento teórico-conceitual. Nestes termos, o processo de investigação se orienta pela lógica dialética materialista segundo a qual o movimento de apreensão do objeto pelo pensamento se caracteriza por unidade dialética entre tese-antítese-síntese. Conclui-se que, na perspectiva de Vigotski, a criança é compreendida como um ser social desde o início de sua existência, sendo o desenvolvimento humano profundamente influenciado pelas relações sociais. Assim, o professor além de transmitir conteúdos, assume o papel de mediador do conhecimento, fazendo com que aconteçam interações significativas que respeitam e potencializam o desenvolvimento das crianças. Dessa forma, compreender a criança como ser social permite fundamentar práticas pedagógicas mais conscientes, e coerentes com o processo de formação na infância.
Palavras-chave: Educação infantil
Desenvolvimento humano
Socialização
Prática de ensino
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8778
Data do documento: 2025
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