Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8779
Type: Monografia
Título : Cessação de atividades das escolas estaduais do/no campo na abrangência do muncípio de Erechim – RS: 1996-2024
Author: Hauschild, Camila Elisa Azevedo
First advisor: Sartori, Jerônimo
metadata.dc.contributor.referee1: Mohr, Naira Estela Roesler
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Denilson
Resume: A Educação do/no Campo se caracteriza pela educação que atende as comunidades residentes nas zonas rurais, que tem como princípios a sua perma-nência naquele meio e a valorização da cultura camponesa; as escolas situadas nesse meio tem sido palco de lutas e tensionamentos sobre a iminente cessação de suas atividades, partindo de um viés neoliberal de educação e de justificativas utili-zadas pelas mantenedoras, como falta de recursos financeiros e baixo número de estudantes. O presente estudo investigou a cessação de atividades das escolas es-taduais do/no campo no município de Erechim – RS, entre os anos de 1996 e 2024, visando explicitar os motivos apontados pela mantenedora, bem como suas implica-ções e argumentos que levaram ao cessamento das atividades de seis (06) escolas do/no campo, pertencentes à rede estadual de ensino, sob a jurisdição da 15ª Coor-denadoria Regional de Educação – Erechim - RS. Trata-se de uma pesquisa de cu-nho qualitativo e descritivo-analítica, fundamentada em estudos bibliográficos, sen-do um estudo de caso. Constituíram-se instrumentos de pesquisa, documentos no formato de pareceres oficiais, nos quais buscou-se informações sobre as escolas cessadas, bem como produzir argumentos para tecer um olhar atento ao fenômeno em estude. Dentre os documentos utilizados, também foram consultadas a Lei de Diretrizes da Bases da Educação Nacional (LDB) – Lei nº 9.394/96 e as Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. Depreende-se que o fechamento das escolas do campo nesse município era inevitável, tendo em vista o baixo número de estudantes, sem perspectivas de aumento; entende-se que as co-munidades são diretamente afetadas pelo fechamento da escola, uma vez que acar-reta problemas de distanciamento e acessibilidade aos alunos remanescentes, para além da perda de cultura viva local. Ainda, o impacto na vida desses estudantes e nas comunidades que ali resistem, pois, entende-se que fato de sair de sua comuni-dade gera-se o incentiva ao êxodo rural.
Resumen : Rural Education is characterized by the type of education that serves communities residing in rural areas, grounded on principles such as remaining in that environment and valuing peasant culture. Schools located in these areas have become the stage for struggles and tensions regarding the imminent closure of their activities, stemming from a neoliberal perspective on education and justifications presented by maintaining authorities, such as lack of financial resources and low student enroll-ment. This study investigated the closure of state-run rural schools in the municipa-lity of Erechim, in the state of Rio Grande do Sul, Brazil, between the years 1996 and 2024, aiming to clarify the reasons given by the maintaining authority, as well as the implications and arguments that led to the termination of activities at six (06) rural schools belonging to the state education system under the jurisdiction of the 15th Regional Education Coordination Office –Erechim – RS. This is a qualitative, des-criptive-analytical research, based on bibliographic studies, and structured as a case study. Research instruments included official documents and reports, from which information was gathered about the closed schools, in order to develop arguments and provide a critical perspective on the phenomenon under study. Among the do-cuments consulted were also the Law of Guidelines and Bases for National Educa-tion (LDB) – Law No. 9,394/96, and the Operational Guidelines for Basic Education in Rural Schools. It is inferred that the closure of rural schools in this municipality was inevitable, considering the low number of students and the lack of prospects for growth; it is understood that the communities are directly affected by the closure of these schools, as it results in problems related to distance and accessibility for the remaining students, in addition to the loss of local living culture. Furthermore, it im-pacts the lives of these students and the communities that continue to resist in these areas, as leaving one’s community encourages rural exodus.
Palabras clave : Educação do/no campo;
escolas estaduais;
cessação;
Erechim
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8779
Fecha de publicación : jul-2025
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
HAUSCHILD.pdf854.28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.