Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8780
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Maraschin, Maria Lucia Marocco-
dc.creatorSantos, Ivani Aparecida Vieira-
dc.date2025-07-03-
dc.date.accessioned2025-09-16T17:42:20Z-
dc.date.available2025-
dc.date.available2025-09-16T17:42:20Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8780-
dc.description.abstractThe debate surrounding the multiple languages present in the educational process of students in the literacy phase of the Early Years of Elementary School has been gaining increasing attention. In this context, the present study delves into and centers on mathematical language in order to understand its presence and importance in the life of every human being. Methodologically, this is an exploratory bibliographic research, which used academic works available in GT 19 of ANPEd and on Google Scholar. The research was conducted around September 2024 and focused on the training of pedagogy teachers for the teaching of mathematics and its aggregates in the Early Years of Elementary School. As a result of this study, we found, in the cited sources, fourteen articles that address the training of pedagogy teachers for mathematics teaching, along with mathematical language and its interfaces. The analysis of this research scope, after a full reading of the texts, allowed us to construct three categories and subsequently carry out inferential analysis based on the findings: a) the training of pedagogy teachers for mathematics teaching in the Early Years of Elementary School; b) mathematical language in the training of teachers in the Early Years of Elementary School; c) the teaching of mathematics in the Early Years of Elementary School from a playful and interdisciplinary perspective. These categories represent challenges for mathematics in the Early Years of Elementary School, so that we can recognize ourselves as co-responsible for the understanding, care, and teaching of this language, considering the multiple references that support educational practices in Early Childhood Education and the Early Years of Elementary School.pt_BR
dc.description.resumoDiscute-se muito acerca das múltiplas linguagens e vozes presentes no processo educativo dos alunos em alfabetização nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (EF). Nesse sentido, nesse estudo nos aprofundamos dando centralidade a linguagem matemática para compreender sua presença e importância na vida e no cotidiano de todo e qualquer sujeito humano. É objetivo geral desta pesquisa destacar a compreensão do processo formativo do professor pedagogo ante a linguagem matemática e sua presença na vida dos sujeitos, de modo especial nos Anos Iniciais do EF. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório, que utilizou produções acadêmicas disponíveis na ANPEd e no Google Acadêmico. A pesquisa ocorreu em meados do mês de setembro de 2024, e esteve atenta à formação de professores, pedagogos para o ensino de matemática e suas relações nos anos iniciais do EF. Como resultados deste estudo, capturamos nas fontes citadas, quatorze artigos, atentos a formação do pedagogo para o ensino da matemática, e a linguagem matemática e suas interfaces. A análise deste escopo de pesquisa, após leitura integral dos textos nos permitiram a construção de três categorias e posterior análise inferencial acerca do constatado: a) A formação do pedagogo para o ensino de matemática nos Anos Iniciais do EF; b) A linguagem matemática na formação do professor dos Anos Iniciais do EF; c) O ensino da matemática nos anos iniciais do EF na perspectiva lúdica e interdisciplinar; figuram como desafios à matemática dos anos iniciais do EF, afim de que nos reconheçamos como corresponsáveis pela compreensão, pelo zelo e pelo ensino desta linguagem dentre as multiplicidades de referenciais que dão ancoragem às práticas educativas desta linguagem na educação infantil e nos anos iniciais do EF.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2025-08-12T17:24:34Z No. of bitstreams: 1 SANTOS.pdf: 541873 bytes, checksum: c42a76c66612aa3e98c313a589167894 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2025-09-16T17:42:20Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SANTOS.pdf: 541873 bytes, checksum: c42a76c66612aa3e98c313a589167894 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-09-16T17:42:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SANTOS.pdf: 541873 bytes, checksum: c42a76c66612aa3e98c313a589167894 (MD5) Previous issue date: 2025en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPedagogospt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectEstudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleA formação do professor para o ensino da linguagem matemática nos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SANTOS.pdf529.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.