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Tipo: Monografia
Título: Brincar e imaginar: o que nos revelam as brincadeiras das crianças de 2 e 3 anos?
Autor(es): Guisolfi, Maria Julia Ventura
Primeiro Orientador: Souza, Flávia Burdzinski de
Primeiro membro da banca: Stakonski, Ana Carolina Bresolin
Segundo membro da banca: Andrade, Daiane Bornelli de
Resumo: O presente trabalho tem por objeto de estudo a temática da brincadeira e da imaginação na Educação Infantil, oriunda das inquietações surgidas após o estágio curricular em Educação Infantil, desenvolvido no curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Erechim/RS, com uma turma de Maternal I, de uma escola de rede privada da mesma cidade. O objetivo consiste em investigar a maneira pela qual a imaginação permeia as brincadeiras das crianças de 2 e 3 anos no contexto escolar, levando em conta os percursos históricos e legais da Educação Infantil, bem como os eixos norteadores das práticas pedagógicas que compõe a proposta curricular da etapa, que são as interações e a brincadeira, e os aspectos que caracterizam o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças do Maternal I. Para tal, a metodologia utilizada foi de cunho qualitativo, utilizando-se dos procedimentos da pesquisa bibliográfica, com análise da literatura já existente sobre o tema; da análise documental de documentos legais e dos registros e documentações produzidas no estágio; e da pesquisa com crianças, na medida em que os registros analisados foram produzidos com a participação das crianças durante a realização do estágio. Dessa forma o estudo se estrutura em três capítulos. O primeiro trata do percurso metodológico da pesquisa. O segundo discorre sobre o caminho histórico percorrido pela Educação Infantil, evidenciando a trajetória de reconhecimento da etapa como integrante da educação básica e com currículo próprio. E, por fim, o terceiro capítulo trata dos aspectos e características do desenvolvimento das crianças de 2 e 3 anos, discutindo a passagem do jogo heurístico para a entrada no brincar imaginativo, refletindo sobre os dados produzidos ao longo do desenvolvimento das brincadeiras e interações entre as crianças no estágio em Educação Infantil. A partir da pesquisa foi possível compreender que a imaginação permeia as brincadeiras em diversos momentos, sejam elas de maneira individual ou nas interações das crianças entre si, com os adultos, com os materiais ou com o ambiente. Nas brincadeiras as crianças mostram o que sabem e querem saber sobre o mundo, construindo e reorganizando seu conhecimento, por isso a importância de escutar com atenção e sensibilidade, compreendendo quais são as formas das crianças bem pequenas se apropriarem do mundo e do conhecimento, a fim de propor práticas que respeitem seus saberes e características.
Abstract/Resumen: This paper has as its aim the theme of games and imagination in Early Childhood Education, coming from concerns that arose after the curricular internship in Early Childhood Education, developed in the Pedagogy Degree course at the Federal University of the Southern Frontier, Erechim Campus/RS, with a Nursery I class, from a private school in the same city. The objective is to investigate the way in which imagination permeates the games of children aged 2 and 3 in the school environment, taking into account the historical and legal paths of Early Childhood Education, as well as the guiding axes of the pedagogical practices that make up the curricular proposal of the stage, interactions and games, and the aspects that characterize the development and learning of children in Nursery I. To this end, the methodology used was of a qualitative nature, using bibliographic research, with analysis of the existing literature on the subject; documentary analysis of legal documents and records and documentation produced during the internship; and research with children, as the records analyzed were produced with them during the internship. Thus, the study is structured into three chapters. The first deals with the methodological process of the research. The second shows the historical path taken by Early Childhood Education, highlighting the trajectory of recognition of the stage as an integral part of basic education and with its own curriculum. And, finally, the third chapter deals with the aspects and characteristics of the development of children aged 2 and 3, discussing the transition from heuristic play to imaginative play, analyzing the data produced throughout the development of games and interactions between children in the Early Childhood Education internship. Based on the research, it was possible to understand that imagination permeates games at various times, whether individually or in the interactions of children among themselves, with adults, with materials and/or with the environment. In games, children show what they know and want to know about the world, constructing and reorganizing their knowledge, hence the importance of listening carefully and sensitively, understanding the ways in which very young children appropriate the world and knowledge.
Palavras-chave: Educação Infantil;
Imaginação;
Brincadeiras e Interações
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8781
Data do documento: Jul-2025
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