Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8782
Type: Monografia
Title: A palavra literária como resposta a discursos hegemônicos: o fazer literário de Daniel Munduruku e os sentidos sobre infâncias indígenas
Author: Rizzoto, Karize Keili
First advisor: Caracelli Scherma, Camila
Resume: Este trabalho propõe compreender de que maneira a literatura de Daniel Munduruku se constitui como uma forma de responder à hegemonia discursiva nas esferas da literatura e da educação. A pesquisa está fundamentada nas concepções de linguagem e signo ideológico de Mikhail Bakhtin. Foram analisadas obras infanto-juvenis selecionadas de Daniel Munduruku, com ênfase em cinco categorias relacionadas à infância: a educação, o brincar, o aprender, as narrativas e a criança. Observou-se que a literatura de Munduruku propõe uma compreensão plurivalente do signo “indígena”, abrindo espaço para a escuta da alteridade e para uma educação sensível, dialógica e enraizada na coletividade. Conclui-se que sua produção literária contribui para a construção de uma pedagogia decolonial, crítica e humanizadora, na qual a infância é respeitada em sua complexidade e potência formativa. Por fim, compreende-se que os textos de Munduruku funcionam como atos responsivos e críticos aos sentidos cristalizados sobre aprender, ensinar, crescer e viver. Em diálogo, e fortalecendo essa compreensão, a crítica freireana à educação bancária atua como força centrífuga, pulsando ainda mais tensões para a abertura de frestas libertárias que se enraízam de práticas educativas baseadas no diálogo, na escuta e nos saberes dos povos indígenas.
Abstract: This study seeks to understand how the literature of Daniel Munduruku serves as a response to discursive hegemony in the fields of literature and education. The research is grounded in Mikhail Bakhtin’s concepts of language and ideological sign. Selected children's and young adult books by Daniel Munduruku were analyzed, with emphasis on five categories related to childhood: education, play, learning, narratives, and the child. The study observed that Munduruku’s literature offers a multivalent understanding of the “indigenous” sign, creating space for listening to otherness and promoting a sensitive, dialogical education rooted in collectivity. The study concludes that his literary work contributes to the construction of a decolonial, critical, and humanizing pedagogy, in which childhood is respected in its complexity and formative potential. Finally, it is understood that Munduruku’s texts function as responsive and critical acts against crystallized meanings of learning, teaching, growing, and living. In dialogue, and strengthening this understanding, Freire's critique of banking education acts as a centrifugal force, pulsing even more tensions towards the opening of libertarian gaps that are rooted in educational practices based on dialogue, listening and the knowledge of indigenous peoples.
Keywords: Literaturas indígenas
Literatura infantojuvenil
Cultura indígena
Pedagogia
Infância
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8782
Issue Date: 2025
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RIZZOTO.pdf352.13 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.