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Tipo: Monografia
Título: A inclusão da criança com deficiência física na educação infantil: uma revisão de literatura
Autor(es): Annacacis, Marie Rosenie Muscade
Primeiro Orientador: Valentini, Naiara Letícia
Resumo: Este trabalho apresenta uma revisão de literatura sobre a inclusão de crianças com deficiência física na Educação Infantil, com o objetivo de identificar os principais desafios, práticas pedagógicas, políticas públicas e contribuições teóricas relacionadas ao tema. A pesquisa foi realizada a partir de publicações disponíveis no Portal de Periódicos da CAPES e na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), com recorte temporal entre 2013 e 2023. A análise dos estudos selecionados revelou barreiras físicas, pedagógicas e atitudinais que ainda dificultam a efetivação da inclusão, apesar do arcabouço legal vigente. Evidenciaram-se, também, estratégias exitosas, como o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), o brincar inclusivo e o fortalecimento do vínculo afetivo no ambiente escolar. Conclui-se que, para garantir a inclusão efetiva, é necessário o investimento em formação docente, adaptação dos espaços escolares e fortalecimento de práticas colaborativas e políticas educacionais comprometidas com a diversidade e a equidade.
Abstract/Resumen: This paper presents a literature review on the inclusion of children with physical disabilities in Early Childhood Education, with the aim of identifying the main challenges, pedagogical practices, public policies and theoretical contributions related to the topic. The research was conducted based on publications available on the CAPES Journal Portal and the Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), with a time frame between 2013 and 2023. The analysis of the selected studies revealed physical, pedagogical and attitudinal barriers that still hinder the implementation of inclusion, despite the current legal framework. Successful strategies were also highlighted, such as the use of Information and Communication Technologies (ICT), inclusive playing and the strengthening of emotional bonds in the school environment. It is concluded that, in order to ensure effective inclusion, it is necessary to invest in teacher training, adapt school spaces and strengthen collaborative practices and educational policies committed to diversity and equity.
Palavras-chave: Educação infantil
Educação inclusiva
Pessoas com deficiência física
Acessibilidade ao meio físico
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8783
Data do documento: 2025
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