Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8794
Type: | Monografia |
Title: | Entre leis e laços: reflexões sobre a inclusão escolar a partir de uma experiência educacional |
Author: | Paula, Jackeline Eduarda de |
First advisor: | Souza, Clovis Schmitt |
metadata.dc.contributor.referee1: | Lepke, Sonize |
metadata.dc.contributor.referee2: | Paris, Camila de |
Resume: | O presente Trabalho de Conclusão de Curso analisa as contradições e avanços da inclusão escolar de pessoas com deficiência no ensino regular, com base em experiências práticas vivenciadas na rede municipal de Erechim/RS e fundamentação teórica crítica. Parte-se da compreensão da deficiência como uma construção social, ancorada no Modelo Social da Deficiência e nas teorias de autores como Diniz, Foucault, Bourdieu e Fraser, para problematizar as limitações impostas por barreiras sociais, culturais e institucionais. O percurso metodológico adota abordagem qualitativa, com ênfase em análise documental e descrição densa da experiência como estagiária e auxiliar de sala. São discutidos os impactos das legislações nacionais e internacionais, como a Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015) e a Declaração de Salamanca (1994), evidenciando o distanciamento entre o discurso legal e a prática cotidiana escolar. Conclui-se que a efetivação da inclusão demanda não apenas o cumprimento formal das leis, mas a transformação das relações pedagógicas, das estruturas institucionais e das práticas sociais no ambiente escolar. |
Abstract: | El presente Trabajo de Conclusión de Curso analiza las contradicciones y avances de la inclusión escolar de personas con discapacidad en la educación regular, basado en experiencias prácticas vividas en la red municipal de Erechim/RS y en una fundamentación teórica crítica. Se parte de la comprensión de la discapacidad como una construcción social, anclada en el Modelo Social de la Discapacidad y en las teorías de autores como Diniz, Foucault, Bourdieu y Fraser, para problematizar las limitaciones impuestas por barreras sociales, culturales e institucionales. El recorrido metodológico adopta un enfoque cualitativo, con énfasis en el análisis documental y la descripción densa de la experiencia como pasante y asistente de aula. Se discuten los impactos de las legislaciones nacionales e internacionales, como la Ley Brasileña de Inclusión (Ley nº 13.146/2015) y la Declaración de Salamanca (1994), evidenciando la distancia entre el discurso legal y la práctica cotidiana escolar. Se concluye que la efectivización de la inclusión demanda no solo el cumplimiento formal de las leyes, sino la transformación de las relaciones pedagógicas, las estructuras institucionales y las prácticas sociales en el entorno escolar. |
Keywords: | Inclusão Escolar. Deficiência. Capacitismo. Educação. Modelo Social da Deficiência. |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Erechim |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8794 |
Issue Date: | Sep-2025 |
Appears in Collections: | Ciências Sociais - Licenciatura |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.