Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8794
Tipo: Monografia
Título: Entre leis e laços: reflexões sobre a inclusão escolar a partir de uma experiência educacional
Autor(es): Paula, Jackeline Eduarda de
Primeiro Orientador: Souza, Clovis Schmitt
Primeiro membro da banca: Lepke, Sonize
Segundo membro da banca: Paris, Camila de
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso analisa as contradições e avanços da inclusão escolar de pessoas com deficiência no ensino regular, com base em experiências práticas vivenciadas na rede municipal de Erechim/RS e fundamentação teórica crítica. Parte-se da compreensão da deficiência como uma construção social, ancorada no Modelo Social da Deficiência e nas teorias de autores como Diniz, Foucault, Bourdieu e Fraser, para problematizar as limitações impostas por barreiras sociais, culturais e institucionais. O percurso metodológico adota abordagem qualitativa, com ênfase em análise documental e descrição densa da experiência como estagiária e auxiliar de sala. São discutidos os impactos das legislações nacionais e internacionais, como a Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015) e a Declaração de Salamanca (1994), evidenciando o distanciamento entre o discurso legal e a prática cotidiana escolar. Conclui-se que a efetivação da inclusão demanda não apenas o cumprimento formal das leis, mas a transformação das relações pedagógicas, das estruturas institucionais e das práticas sociais no ambiente escolar.
Abstract/Resumen: El presente Trabajo de Conclusión de Curso analiza las contradicciones y avances de la inclusión escolar de personas con discapacidad en la educación regular, basado en experiencias prácticas vividas en la red municipal de Erechim/RS y en una fundamentación teórica crítica. Se parte de la comprensión de la discapacidad como una construcción social, anclada en el Modelo Social de la Discapacidad y en las teorías de autores como Diniz, Foucault, Bourdieu y Fraser, para problematizar las limitaciones impuestas por barreras sociales, culturales e institucionales. El recorrido metodológico adopta un enfoque cualitativo, con énfasis en el análisis documental y la descripción densa de la experiencia como pasante y asistente de aula. Se discuten los impactos de las legislaciones nacionales e internacionales, como la Ley Brasileña de Inclusión (Ley nº 13.146/2015) y la Declaración de Salamanca (1994), evidenciando la distancia entre el discurso legal y la práctica cotidiana escolar. Se concluye que la efectivización de la inclusión demanda no solo el cumplimiento formal de las leyes, sino la transformación de las relaciones pedagógicas, las estructuras institucionales y las prácticas sociales en el entorno escolar.
Palavras-chave: Inclusão Escolar.
Deficiência.
Capacitismo.
Educação.
Modelo Social da Deficiência.
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8794
Data do documento: Set-2025
Aparece nas coleções:Ciências Sociais - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PAULA.pdf2.96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.