Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8797
Type: Monografia
Title: Estratégias de acompanhamento de egressos do ensino superior: uma análise do curso de Administração da UFFS Campus Chapecó
Author: Brandão, Mainara Marques
First advisor: Kroth, Darlan Christiano
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Simon, Lilian Wrzesinski
Resume: Este trabalho tem como objetivo propor estratégias de acompanhamento dos egressos do curso de Administração da UFFS do Campus Chapecó. Para tanto, utilizou-se uma metodologia de natureza aplicada com abordagem mista (quantitativa e qualitativa), empregando pesquisa documental e um levantamento por meio de questionário online com uma amostra de 90 egressos. Os resultados revelam que, embora as estratégias atuais de acompanhamento sejam incipientes e de baixo alcance, existe um forte sentimento de gratidão e pertencimento à instituição por parte dos egressos, que alcançaram significativa ascensão profissional e social após a formação. Foi constatada uma grande disposição dos graduados em manter o vínculo, com 76,7% expressando interesse em participar de eventos e um potencial de 87,8% em contribuir com palestras e mentorias. As principais demandas identificadas para o fortalecimento dessa relação incluem a oferta de cursos de pós-graduação, a criação de canais de comunicação eficientes, a promoção de networking e um maior alinhamento do currículo com as habilidades práticas exigidas pelo mercado. Conclui-se que o desenvolvimento de um programa de acompanhamento robusto, centrado no valor mútuo, é uma ferramenta estratégica indispensável para a melhoria contínua do curso e para o fortalecimento do impacto da universidade na região.
Abstract: This study aims to propose strategies for tracking graduates of the UFFS Administration program at the Chapecó Campus. To this end, an applied methodology with a mixed (quantitative and qualitative) approach was used, employing documentary research and a survey via an online questionnaire with a sample of 90 alumni. The results show that although current follow-up strategies are incipient and have low reach, there is a strong sense of gratitude and belonging to the institution among the alumni, who have achieved significant professional and social advancement after graduation. A great willingness among graduates to maintain this bond was found, with 76.7% expressing interest in participating in events and a potential of 87.8% in contributing with lectures and mentoring. The main demands identified for strengthening this relationship include the offering of postgraduate courses, the creation of efficient communication channels, the promotion of networking, and a greater alignment of the curriculum with the practical skills required by the market. It is concluded that the development of a robust follow-up program, centered on mutual value, is an indispensable strategic tool for the continuous improvement of the course and for strengthening the university's impact in the region.
Keywords: Administradores
Formação profissional
Mercado de trabalho
Universidade pública
Administração
Ensino superior
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8797
Issue Date: 2025
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BRANDÃO.pdf1.26 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.