Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8797
Tipo: Monografia
Título: Estratégias de acompanhamento de egressos do ensino superior: uma análise do curso de Administração da UFFS Campus Chapecó
Autor(es): Brandão, Mainara Marques
Primeiro Orientador: Kroth, Darlan Christiano
Primeiro coorientador: Simon, Lilian Wrzesinski
Resumo: Este trabalho tem como objetivo propor estratégias de acompanhamento dos egressos do curso de Administração da UFFS do Campus Chapecó. Para tanto, utilizou-se uma metodologia de natureza aplicada com abordagem mista (quantitativa e qualitativa), empregando pesquisa documental e um levantamento por meio de questionário online com uma amostra de 90 egressos. Os resultados revelam que, embora as estratégias atuais de acompanhamento sejam incipientes e de baixo alcance, existe um forte sentimento de gratidão e pertencimento à instituição por parte dos egressos, que alcançaram significativa ascensão profissional e social após a formação. Foi constatada uma grande disposição dos graduados em manter o vínculo, com 76,7% expressando interesse em participar de eventos e um potencial de 87,8% em contribuir com palestras e mentorias. As principais demandas identificadas para o fortalecimento dessa relação incluem a oferta de cursos de pós-graduação, a criação de canais de comunicação eficientes, a promoção de networking e um maior alinhamento do currículo com as habilidades práticas exigidas pelo mercado. Conclui-se que o desenvolvimento de um programa de acompanhamento robusto, centrado no valor mútuo, é uma ferramenta estratégica indispensável para a melhoria contínua do curso e para o fortalecimento do impacto da universidade na região.
Abstract/Resumen: This study aims to propose strategies for tracking graduates of the UFFS Administration program at the Chapecó Campus. To this end, an applied methodology with a mixed (quantitative and qualitative) approach was used, employing documentary research and a survey via an online questionnaire with a sample of 90 alumni. The results show that although current follow-up strategies are incipient and have low reach, there is a strong sense of gratitude and belonging to the institution among the alumni, who have achieved significant professional and social advancement after graduation. A great willingness among graduates to maintain this bond was found, with 76.7% expressing interest in participating in events and a potential of 87.8% in contributing with lectures and mentoring. The main demands identified for strengthening this relationship include the offering of postgraduate courses, the creation of efficient communication channels, the promotion of networking, and a greater alignment of the curriculum with the practical skills required by the market. It is concluded that the development of a robust follow-up program, centered on mutual value, is an indispensable strategic tool for the continuous improvement of the course and for strengthening the university's impact in the region.
Palavras-chave: Administradores
Formação profissional
Mercado de trabalho
Universidade pública
Administração
Ensino superior
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8797
Data do documento: 2025
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BRANDÃO.pdf1.26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.