Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8799
Tipo: | Monografia |
Título: | Infâncias e anime: representações de crianças excluídas em Naruto |
Autor(es): | Veiga, Berenice |
Primeiro Orientador: | Mattos, Renan Santos |
Primeiro membro da banca: | Lima, Bruna |
Segundo membro da banca: | Irgang, Silvânia Regina Pellenz |
Resumo: | O presente trabalho consiste na análise das infâncias excluídas/subalternizadas no anime Naruto. Sendo uma pesquisa que parte da infância, sendo motivada pelo curso de Pedagogia. Essa pesquisa, de natureza qualitativa, teve como foco a análise documental acerca da obra Naruto, uma série de mangá e anime escrita por Masashi Kishimoto. Com base na análise documental, foram selecionados 220 episódios, totalizando 9 temporadas, para melhor elucidação foi feito um recorte de cenas que representam os conceitos de exclusão e também de violência. A pesquisa bibliográfica fomentou a conceituação do processo histórico das infâncias e a criança como ser de direito. Há também importantes acordos mundiais vigentes para a infância como a “Convenção sobre o direito das crianças de 1989” e a “Declaração dos Direitos da Criança 1959”. Os resultados indicam que as representações da vida real estão presentes no anime, onde as crianças são desassistidas, tanto pelo meio familiar, quanto pelo Estado e ainda esperam que elas inspirem-se em modelos de disciplina e honra. De modo a retratar que as representações são importantes, pois, a mesma medida que são usadas para demonstrar sobre a vida e indicam a centralidade das crianças na construção de suas vidas, o quanto enfrentam seus destinos. |
Abstract/Resumen: | The present work consists of analyzing excluded/subordinated childhoods in the anime Naruto. This research, based on childhood, was motivated by my Pedagogy degree. This qualitative research focused on documentary analysis of the manga and anime series Naruto, written by Masashi Kishimoto. Based on the documentary analysis, 220 episodes, totaling nine seasons, were selected. For further elucidation, scenes representing the concepts of exclusion and violence were selected. The bibliographical research fostered the conceptualization of the historical process of childhood and the child as a being with rights. Important global agreements on childhood are also in force, such as the 1989 Convention on the Rights of the Child and the 1959 Declaration of the Rights of the Child. The results indicate that representations of real life are present in the anime, where children are neglected by both their families and the state, and still expected to be inspired by models of discipline and honor. In order to portray that representations are important, as they are used to demonstrate life and indicate the centrality of children in the construction of their lives, how much they face their destinies. |
Palavras-chave: | Infância; Naruto; Violência |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Erechim |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8799 |
Data do documento: | Jul-2025 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
VEIGA.pdf | 4.68 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.