Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8840
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Marchesan, Ani Carla-
dc.creatorSilvestri, Adriéli-
dc.date2025-07-02-
dc.date.accessioned2025-09-24T17:11:28Z-
dc.date.available2025-
dc.date.available2025-09-24T17:11:28Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8840-
dc.description.resumoO ensino das orações subordinadas adjetivas (ou relativas) restritivas e explicativas é um tópico gramatical complexo previsto para os 8° e 9° anos do ensino fundamental. A distinção entre essas estruturas, marcada sobretudo pela presença ou ausência de vírgula, influencia diretamente o sentido do enunciado. Conforme a Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018), os estudantes devem desenvolver habilidades de analisar orações relativas e reconhecer marcas ideológicas presentes em textos jornalísticos e argumentativos (Brasil, 2018), além de “identificar efeitos de sentido do uso de orações adjetivas restritivas e explicativas em um período composto” (Brasil, 2018, p. 191). Com base em estudos da gramática gerativista (De Vries, 2002; Medeiros Junior, 2020) e em propostas de ensino (Pilati, 2017) que articulam atividades epilinguísticas e metalinguísticas (Franchi, 1991), este trabalho objetiva desenvolver um módulo de gramática pedagógica para o ensino dessas orações, visando o aprimoramento das habilidades de leitura e escrita dos alunos. O problema de pesquisa que norteou esta proposta foi: Como desenvolver a competência linguística/sintática do aluno sobre as estruturas restritiva e explicativas, de modo a contribuir com a melhora das habilidades de interpretação e de escrita? A metodologia compreendeu a descrição das propriedades dessas orações e a elaboração de uma proposta de transposição didática, seguindo os passos proposto por Pilati (2017) e utilizando textos da esfera jornalística e material concreto (jogo Caça ao tesouro). Conclui se que os resultados dessa pesquisa fortalecem propostas de ensino da gramática que valorizam a reflexão linguística e a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2025-09-19T16:20:53Z No. of bitstreams: 1 SILVESTRI.pdf: 3524588 bytes, checksum: 05f82ab420c4ef2a1820b191f3f3a01b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2025-09-24T17:11:28Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SILVESTRI.pdf: 3524588 bytes, checksum: 05f82ab420c4ef2a1820b191f3f3a01b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-09-24T17:11:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SILVESTRI.pdf: 3524588 bytes, checksum: 05f82ab420c4ef2a1820b191f3f3a01b (MD5) Previous issue date: 2025en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectOração (Gramática)pt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleEntre restrição e explicação: proposta para o trabalho com as orações relativas na educação básicapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Appears in Collections:Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SILVESTRI.pdf3.44 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.