Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8840
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Marchesan, Ani Carla | - |
dc.creator | Silvestri, Adriéli | - |
dc.date | 2025-07-02 | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-24T17:11:28Z | - |
dc.date.available | 2025 | - |
dc.date.available | 2025-09-24T17:11:28Z | - |
dc.date.issued | 2025 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8840 | - |
dc.description.resumo | O ensino das orações subordinadas adjetivas (ou relativas) restritivas e explicativas é um tópico gramatical complexo previsto para os 8° e 9° anos do ensino fundamental. A distinção entre essas estruturas, marcada sobretudo pela presença ou ausência de vírgula, influencia diretamente o sentido do enunciado. Conforme a Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018), os estudantes devem desenvolver habilidades de analisar orações relativas e reconhecer marcas ideológicas presentes em textos jornalísticos e argumentativos (Brasil, 2018), além de “identificar efeitos de sentido do uso de orações adjetivas restritivas e explicativas em um período composto” (Brasil, 2018, p. 191). Com base em estudos da gramática gerativista (De Vries, 2002; Medeiros Junior, 2020) e em propostas de ensino (Pilati, 2017) que articulam atividades epilinguísticas e metalinguísticas (Franchi, 1991), este trabalho objetiva desenvolver um módulo de gramática pedagógica para o ensino dessas orações, visando o aprimoramento das habilidades de leitura e escrita dos alunos. O problema de pesquisa que norteou esta proposta foi: Como desenvolver a competência linguística/sintática do aluno sobre as estruturas restritiva e explicativas, de modo a contribuir com a melhora das habilidades de interpretação e de escrita? A metodologia compreendeu a descrição das propriedades dessas orações e a elaboração de uma proposta de transposição didática, seguindo os passos proposto por Pilati (2017) e utilizando textos da esfera jornalística e material concreto (jogo Caça ao tesouro). Conclui se que os resultados dessa pesquisa fortalecem propostas de ensino da gramática que valorizam a reflexão linguística e a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2025-09-19T16:20:53Z No. of bitstreams: 1 SILVESTRI.pdf: 3524588 bytes, checksum: 05f82ab420c4ef2a1820b191f3f3a01b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2025-09-24T17:11:28Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SILVESTRI.pdf: 3524588 bytes, checksum: 05f82ab420c4ef2a1820b191f3f3a01b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-09-24T17:11:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SILVESTRI.pdf: 3524588 bytes, checksum: 05f82ab420c4ef2a1820b191f3f3a01b (MD5) Previous issue date: 2025 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Chapecó | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Oração (Gramática) | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.title | Entre restrição e explicação: proposta para o trabalho com as orações relativas na educação básica | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Appears in Collections: | Letras |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SILVESTRI.pdf | 3.44 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.