Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8840
Tipo: | Monografia |
Título: | Entre restrição e explicação: proposta para o trabalho com as orações relativas na educação básica |
Autor(es): | Silvestri, Adriéli |
Primeiro Orientador: | Marchesan, Ani Carla |
Resumo: | O ensino das orações subordinadas adjetivas (ou relativas) restritivas e explicativas é um tópico gramatical complexo previsto para os 8° e 9° anos do ensino fundamental. A distinção entre essas estruturas, marcada sobretudo pela presença ou ausência de vírgula, influencia diretamente o sentido do enunciado. Conforme a Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018), os estudantes devem desenvolver habilidades de analisar orações relativas e reconhecer marcas ideológicas presentes em textos jornalísticos e argumentativos (Brasil, 2018), além de “identificar efeitos de sentido do uso de orações adjetivas restritivas e explicativas em um período composto” (Brasil, 2018, p. 191). Com base em estudos da gramática gerativista (De Vries, 2002; Medeiros Junior, 2020) e em propostas de ensino (Pilati, 2017) que articulam atividades epilinguísticas e metalinguísticas (Franchi, 1991), este trabalho objetiva desenvolver um módulo de gramática pedagógica para o ensino dessas orações, visando o aprimoramento das habilidades de leitura e escrita dos alunos. O problema de pesquisa que norteou esta proposta foi: Como desenvolver a competência linguística/sintática do aluno sobre as estruturas restritiva e explicativas, de modo a contribuir com a melhora das habilidades de interpretação e de escrita? A metodologia compreendeu a descrição das propriedades dessas orações e a elaboração de uma proposta de transposição didática, seguindo os passos proposto por Pilati (2017) e utilizando textos da esfera jornalística e material concreto (jogo Caça ao tesouro). Conclui se que os resultados dessa pesquisa fortalecem propostas de ensino da gramática que valorizam a reflexão linguística e a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem. |
Palavras-chave: | Oração (Gramática) Língua portuguesa Ensino |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Chapecó |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8840 |
Data do documento: | 2025 |
Aparece nas coleções: | Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVESTRI.pdf | 3.44 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.