Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8840
Tipo: Monografia
Título: Entre restrição e explicação: proposta para o trabalho com as orações relativas na educação básica
Autor(es): Silvestri, Adriéli
Primeiro Orientador: Marchesan, Ani Carla
Resumo: O ensino das orações subordinadas adjetivas (ou relativas) restritivas e explicativas é um tópico gramatical complexo previsto para os 8° e 9° anos do ensino fundamental. A distinção entre essas estruturas, marcada sobretudo pela presença ou ausência de vírgula, influencia diretamente o sentido do enunciado. Conforme a Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018), os estudantes devem desenvolver habilidades de analisar orações relativas e reconhecer marcas ideológicas presentes em textos jornalísticos e argumentativos (Brasil, 2018), além de “identificar efeitos de sentido do uso de orações adjetivas restritivas e explicativas em um período composto” (Brasil, 2018, p. 191). Com base em estudos da gramática gerativista (De Vries, 2002; Medeiros Junior, 2020) e em propostas de ensino (Pilati, 2017) que articulam atividades epilinguísticas e metalinguísticas (Franchi, 1991), este trabalho objetiva desenvolver um módulo de gramática pedagógica para o ensino dessas orações, visando o aprimoramento das habilidades de leitura e escrita dos alunos. O problema de pesquisa que norteou esta proposta foi: Como desenvolver a competência linguística/sintática do aluno sobre as estruturas restritiva e explicativas, de modo a contribuir com a melhora das habilidades de interpretação e de escrita? A metodologia compreendeu a descrição das propriedades dessas orações e a elaboração de uma proposta de transposição didática, seguindo os passos proposto por Pilati (2017) e utilizando textos da esfera jornalística e material concreto (jogo Caça ao tesouro). Conclui se que os resultados dessa pesquisa fortalecem propostas de ensino da gramática que valorizam a reflexão linguística e a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.
Palavras-chave: Oração (Gramática)
Língua portuguesa
Ensino
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8840
Data do documento: 2025
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVESTRI.pdf3.44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.