Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8861
Type: | Dissertação |
Título : | Avaliação na educação infantil: um olhar reflexivo a partir das percepções docentes |
Author: | Franchini, Alice Maria |
First advisor: | Paim, Marilane Maria Wolff |
metadata.dc.contributor.referee1: | Loss, Adriana Salete |
metadata.dc.contributor.referee2: | Castro, Joselma Salazar De |
Resume: | Esta pesquisa tem como objetivo principal investigar como é realizado o processo de avaliação das crianças da Educação Infantil no município de Itatiba do Sul/RS, considerando o desenvolvimento de suas aprendizagens. Especificadamente a pesquisa pretendeu: a) Realizar o levantamento das pesquisas que envolvem a temática e estruturar o Estado do Conhecimento; b) Conhecer como as professoras realizam o processo de avaliação na escola de Educação Infantil de Itatiba do Sul/RS; c) Identificar através dos resultados a prática de avaliação defendida pelas professoras da Educação Infantil de Itatiba do Sul; d) Produzir um roteiro de indicações para realizar a avaliação, a fim de auxiliar professores(as) neste processo dentro da Educação Infantil. O problema da pesquisa surge a partir das vivencias cotidianas da pesquisadora, com relação às formas de desenvolver a avaliação na etapa da educação infantil. Assim, acredita-se que se faz importante conhecer estes processos, pois se trata dos métodos de descrever o desenvolvimento e as formas de aprender na pequena infância e a humanização docente nestes aspectos. Trata-se de um estudo de base qualitativa que integra o estudo bibliográfico em artigos, livros, teses e dissertações presentes nas plataformas digitais, pesquisa documental em documentos oficiais nacionais e municipais, e pesquisa de campo, através de questionários direcionados a professoras da educação infantil do município de Itatiba do Sul/RS. A metodologia para a análise dos dados foi a Análise Textual Discursiva, de Moraes e Galiazzi (2016) e Galiazzi e Sousa (2022). Por meio das narrativas das professoras, este estudo apontou quatro categorias emergentes: a) Avaliação Escolar e na Educação Infantil a partir dos conhecimentos docentes; b) Desenvolvimento da avaliação através dos instrumentos e das práticas docentes; c) Lado a lado do docente: potencialidades que contribuem com a prática docente e d) Formações continuadas como fonte de reflexões para o aprimoramento da prática docente de avaliação. Com a análise dos dados, foi possível compreender que as experiências e as bases teóricas fundamentam a prática docente com relação à avaliação, e ainda concluir que as professoras realizam a avaliação do desenvolvimento das aprendizagens das crianças, considerando suas individualidades e singularidades, a fim de construir métodos reflexivos da própria prática docente e fazendo com que este processo seja relevante dentro do sistema educacional. O produto educacional desta pesquisa é a estruturação de um documento teórico que mostra possibilidades, as quais podem servir de auxílio para professores(as) no processo de avaliação das crianças, considerando seus desenvolvimentos e suas formas de aprendizagens. |
Resumen : | The main objective of this research is to investigate how the process of assessment children in Early Childhood Education is carried out in the town of Itatiba do Sul/RS, considering the development of their learning. Specifically, the research intended to: a) Conduct a survey of research involving the theme and structure the State of Knowledge; b) Understand how teachers carry out the evaluation process at the Early Childhood Education school in Itatiba do Sul/RS; c) Identify, through the results, the evaluation practice advocated by Early Childhood Education teachers in Itatiba do Sul; d) Produce a schedule for carrying out the evaluation, in order to assist teachers in this process within Early Childhood Education. The research problem arises from the researcher's daily experiences, regarding the ways of developing the evaluation in the early childhood education stage. Thus, it is believed that it is important to know these processes, since they deal with the methods of describing the development and forms of child learning and the humanization of teachers in these aspects. This is a qualitative study that integrates bibliographical research in articles, books, theses, and dissertations available on digital platforms, documentary research in official national and municipal documents, and field research through questionnaires addressed to early childhood education teachers in the town of Itatiba do Sul/RS. One methodology for data analysis was Discursive Textual Analysis, by Moraes and Galiazzi (2016) and Galiazzi and Sousa (2022). Through the teachers' narratives, this study pointed out four emerging categories: a) School and Early Childhood Education Assessment based on teaching knowledge; b) Development of assessment through teaching instruments and practices; c) Side by side with the teacher: potentialities that contribute to teaching practice; and d) Continuing education as a source of reflection for improving teaching assessment practice. Through data analysis, it was possible to understand that experiences and theoretical bases underpin teaching practice in relation to assessment, and also to conclude that teachers assess children's learning development, considering their individualities and singularities, in order to build reflective methods for their own teaching practice and making this process relevant within the educational system. The educational product of this research is the structuring of a theoretical document that shows possibilities, such as which can serve as assistance to teachers in the process of assessing children, considering their development and their forms of learning. |
Palabras clave : | Educação Infantil; Avaliação; Aprendizagens |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Erechim |
Name of Program of Postgraduate studies: | Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI : | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8861 |
Fecha de publicación : | jul-2025 |
metadata.dc.level: | Mestrado |
Aparece en las colecciones: | Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
FRANCHINI.pdf | 2.68 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.