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Tipo: Monografia
Título: Entre on-line e o off-line: Assassins Creed - Odyssey e o ensino de história
Autor(es): Monta, Leonardo Antonio Dalla
Primeiro Orientador: Mattos, Renan Santos
Primeiro membro da banca: Gritti, Isabel Rosa
Segundo membro da banca: Ribeiro Júnior, Halferd Carlos
Resumo: O presente trabalho tem como proposta a reflexão teórico-metodológico sobre o uso de jogos digitais no ensino de história. Assim, considerando as discussões de disputas sobre o passado, bem como as relações entre escola, sociedade e tecnologia, analisam-se as possibilidades de aprendizagens formais sobre a história da Guerra do Peloponeso com base na análise do jogo eletrônico "Assassin's Creed Odyssey”, lançado, em 2018, pela Ubisoft. Nesse percurso, com base na discussão entre Educação 4. 0 e as propostas metodológicas do uso de jogos no ensino de história, inicialmente discute-se a relação entre ensino de história e os recursos digitais de educação de modo a entender os limites e possibilidades para a formação da consciência crítica dos estudantes. O segundo momento envolve a apresentar o jogo e as possibilidades de aprendizagem sobre a Guerra do Peloponeso. Por fim, conclui-se que o uso de jogos digitais, como Assassin's Creed Odyssey, no ensino de história, apresenta uma importante ferramenta pedagógica capaz de conectar os estudantes com o passado de forma imersiva e interativa. Ao explorar cenários, personagens e eventos históricos da Guerra do Peloponeso, o jogo oferece oportunidades de aprendizado que vão além da memorização, promovendo o desenvolvimento de habilidades críticas e reflexivas. Contudo, é necessário que o uso desses jogos esteja embasado em uma abordagem metodológica cuidadosa, que incentive a análise crítica e evite a idealização simplificada de períodos históricos complexos. Ao integrar essas ferramentas com as diretrizes da Educação 4.0 e da BNCC, é possível potencializar a formação da consciência crítica dos estudantes, tornando o ensino da história mais dinâmico e acessível para as novas gerações
Abstract/Resumen: The present work proposes a theoretical and methodological reflection on the use of digital games in the teaching of history. Considering the discussions of disputes over the past, as well as the relationships between school, society, and technology, the possibilities of formal learning about the history of the Peloponnesian War are analyzed based on the electronic game "Assassin's Creed Odyssey," released in 2018 by Ubisoft. In this process, drawing on the discussion between Education 4.0 and the methodological proposals for using games in history education, the relationship between history teaching and digital educational resources is initially discussed to understand the limits and possibilities for developing students' critical consciousness. The second part involves presenting the game and the learning possibilities regarding the Peloponnesian War. Finally, it is concluded that the use of digital games, such as Assassin's Creed Odyssey, in the teaching of history, represents an important pedagogical tool capable of connecting students to the past in an immersive and interactive way. By exploring scenarios, characters, and historical events of the Peloponnesian War, the game offers learning opportunities that go beyond memorization, promoting the development of critical and reflective skills. However, it is necessary that the use of these games be grounded in a careful methodological approach that encourages critical analysis and avoids the oversimplified idealization of complex historical periods. By integrating these tools with the guidelines of Education 4.0 and the BNCC, it is possible to enhance the development of students' critical consciousness, making history teaching more dynamic and accessible for new generations.
Palavras-chave: Ensino de História;
Aprendizagem Interativa;
Assassin's Creed Odyssey
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8883
Data do documento: Dez-2024
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