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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8885
Type: | Dissertação |
Título : | Pedagogia não formal em foco: um olhar sobre a formação de pedagogos nas universidades federais do Rio Grande do Sul |
Author: | Brugnera, Brenda Carolina |
First advisor: | Santos, Almir Paulo dos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Loss, Adriana Salete |
metadata.dc.contributor.referee2: | Rosa, Cleci Werner da |
Resume: | Esta pesquisa teve como objetivo analisar a perspectiva formativa da pedagogia não formal nos cursos de pedagogia das universidades federais do Rio Grande do Sul, buscando identificar práticas, desafios e potencialidades dessa abordagem no contexto acadêmico. Procurou responder à seguinte questão: qual é a perspectiva formativa da pedagogia não formal dos cursos de pedagogia das universidades federais do Rio Grande do Sul que são ofertados no formato presencial noturno de cada instituição? Considerando que a formação inicial é, em geral, direcionada à atuação em espaços formais de educação e diante da escassez de estudos sobre o tema, a pesquisa buscou: investigar a pedagogia como ciência, examinando suas bases teóricas, metodológicas e práticas; analisar a diversidade da educação e suas implicações nas práticas contemporâneas; contextualizar e discutir a educação não formal e a intervenção dos pedagogos nesses espaços; identificar e analisar as práticas formativas previstas nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) e desenvolver um site educacional colaborativo para pedagogos, com suporte teórico e espaço de interação. A metodologia adotou abordagem qualitativa, contemplando pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Foram analisados os PPCs de quatro universidades federais do estado do Rio Grande do Sul e realizadas entrevistas semiestruturadas com três coordenadores de cursos de pedagogia. Os resultados mostraram que apenas uma universidade inclui disciplina obrigatória sobre educação não formal, enquanto outra oferece disciplinas eletivas sobre o tema de forma eventual. As demais não contemplam a temática em seus documentos oficiais, revelando lacuna na formação voltada a espaços educativos não escolares. As entrevistas com coordenadores evidenciaram que o conhecimento sobre pedagogia não formal é limitado, inclusive entre coordenadores, e que há confusão frequente entre os conceitos de pedagogia não formal e informal. Apesar disso, os participantes reconheceram a relevância da temática e demonstraram interesse em ampliá-la nos currículos, ressaltando que experiências em espaços não formais podem transformar a percepção dos estudantes sobre sua identidade profissional, promovendo reconhecimento, pertencimento e engajamento social. |
Resumen : | This research aimed to analyze the formative perspective of non-formal pedagogy in Pedagogy programs at Federal Universities in Rio Grande do Sul, seeking to identify practices, challenges, and potential of this approach in the academic context. It sought to answer the following question: What is the formative perspective of non-formal pedagogy in the in-person evening courses offered by these institutions? Considering that initial training is generally directed toward working in formal educational settings, and given the scarcity of studies on the subject, the research sought to: investigate pedagogy as a science, examining its theoretical, methodological, and practical foundations; analyze the diversity of education and its implications for contemporary practices; contextualize and discuss non-formal education and the intervention of pedagogues in these settings; identify and analyze the formative practices outlined in the Pedagogical Course Projects (PPCs); and develop a collaborative educational website for pedagogues, providing theoretical support and a space for interaction. The methodology adopted a qualitative approach, encompassing bibliographical, documentary, and field research. The PPCs of four federal universities in the state of Rio Grande do Sul were analyzed, and semi-structured interviews were conducted with three Pedagogy course coordinators. The results showed that only one university includes a mandatory course on non-formal education, while another offers elective courses on the topic occasionally. The others do not address the topic in their official documents, revealing a gap in training focused on non-school educational settings. The interviews with coordinators revealed that knowledge of non-formal pedagogy is limited, even among coordinators, and that there is frequent confusion between the concepts of non-formal and informal pedagogy. Despite this, participants recognized the relevance of the topic and expressed interest in expanding it into curricula, emphasizing that experiences in non-formal settings can transform students' perceptions of their professional identity, promoting recognition, belonging, and social engagement. |
Palabras clave : | Pedagogia não formal; Educação não formal; Pedagogo; Coordenadores |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Erechim |
Name of Program of Postgraduate studies: | Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI : | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8885 |
Fecha de publicación : | ago-2025 |
metadata.dc.level: | Mestrado |
Aparece en las colecciones: | Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação |
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