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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8918
Type: | Dissertação |
Título : | Políticas educacionais na condução das formas de vida surdas |
Author: | Franchini, Rodrigo João |
First advisor: | Gräff, Patrícia |
Resume: | Esta dissertação propõe uma reflexão sobre as formas de vida surdas no contexto das políticas educacionais. O objetivo central da pesquisa é investigar como as políticas educacionais, ao longo das últimas três décadas, normatizam as formas de vida surdas no estado de Santa Catarina, especialmente a partir da análise de legislações e de documentos que orientam a Educação Especial e a Educação Bilíngue de Surdos. O percurso metodológico adotado é de natureza qualitativa, com fundamentação teórica ancorada nos Estudos Foucaultianos. A partir desse referencial, a pesquisa assume o conceito de matriz de experiência como ferramenta analítica capaz de oferecer subsídios para a compreensão e a problematização dos modos como a surdez e a deficiência auditiva são produzidas, tratadas e inseridas no campo educacional. A análise se concentra na seleção de documentos legais e normativos que, ao longo das últimas décadas, instituíram práticas, valores e representações que atravessam o cotidiano escolar dos estudantes. A pesquisa parte do entendimento de que a surdez e a deficiência auditiva não são categorias homogêneas, mas expressões de uma pluralidade de modos de existir, os quais demandam abordagens educacionais atentas a suas especificidades. Nesse sentido, a investigação problematiza a coexistência, muitas vezes conflituosa, entre dois modelos educacionais predominantes: o da Educação Especial e o da Educação Bilíngue de Surdos. Tais modelos, ao serem examinados em seus fundamentos e implicações, mostram tensões conceituais, políticas e pedagógicas que atravessam as políticas educacionais inclusivas e bilíngues. Os resultados indicam que, embora as políticas educacionais inclusivas brasileiras valorizam, em certa medida, a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) como elemento importante para a aprendizagem dos estudantes surdos, resta a existência de alguns documentos que reforçam o uso da língua oral. No entanto, as políticas educacionais inclusivas do estado de Santa Catarina não orientam para a oralização nos processos escolares direcionados aos surdos. Tal ambiguidade das políticas educacionais inclusivas, tanto a nível nacional quanto estadual, visibilizam impasses no campo educacional, especialmente quando as escolas comuns tendem a reafirmar os princípios tradicionais da Educação Especial, os quais, historicamente, se articularam à perspectiva de reabilitação da deficiência auditiva, que perpetua na proximidade da norma ouvinte. Nesse sentido, essas políticas integram os sujeitos surdos ou com deficiência auditiva no Atendimento Educacional Especializado (AEE), composto de um instrutor ou professor de LIBRAS, para o ensino da língua, e professor de AEE, que atua na Língua Portuguesa na modalidade escrita, bem como no acompanhamento de um profissional intérprete de LIBRAS e/ou professor bilíngue nas salas de aula para a mediação da língua. Em contraponto, a recente valorização do modelo bilíngue para a Educação de Surdos emerge como resposta às reivindicações históricas do movimento surdo, propondo uma ruptura com os paradigmas medicalizantes e deficitários. A proposta da Educação Bilíngue de Surdos, na abordagem de escolas e classes bilíngues, se consolida nas normativas nacionais e estaduais, como uma possibilidade de emergência de outras formas de vida surdas, mais autônomas, plurais e afetivamente vinculadas entre si. Esse modelo favorece a construção das políticas educacionais bilíngues, pautando o fortalecimento da identidade linguística e cultural, bem como ampliando o horizonte de possibilidades para a convivência com seus pares e a existência da surdez como diferença, e não como ausência ou deficiência. |
Resumen : | This dissertation reflects on deaf ways of life in the context of educational policies. Thecentral objective of the research is to investigate how educational policies, over the last threedecades, have regulated deaf ways of life in the state of Santa Catarina, particularly throughthe analysis of legislation and documents guiding Special Education and Bilingual DeafEducation. The methodological approach is qualitative, with a theoretical foundation inFoucauldian Studies. From this perspective, the research adopts the concept of the matrix ofexperience as an analytical tool to support the understanding and questioning of how deafnessand hearing impairment are produced, addressed, and situated within the educational field.The analysis focuses on legal and regulatory documents that, over the past decades, haveestablished practices, values, and representations shaping students’ everyday school life. Thestudy assumes that deafness and hearing impairment are not homogeneous categories, butexpressions of a plurality of ways of being, requiring educational approaches attentive to theirspecificities. In this sense, the research problematizes the often-conflicting coexistence of twopredominant educational models: Special Education and Bilingual Deaf Education. Whenexamined in their foundations and implications, these models reveal conceptual, political, andpedagogical tensions that traverse inclusive and bilingual educational policies. The resultsindicate that, although Brazilian inclusive educational policies value, to some extent,Brazilian Sign Language (LIBRAS) as an important element in deaf students’ learning, somedocuments still reinforce the use of oral language. However, inclusive policies in the state ofSanta Catarina do not prescribe oralization in school processes directed at deaf students. Thisambiguity, at both national and state levels, exposes dilemmas in the educational field,particularly when mainstream schools tend to reaffirm traditional principles of SpecialEducation, historically tied to rehabilitative perspectives on hearing loss, which perpetuateproximity to the hearing norm. In this context, these policies integrate deaf andhard-of-hearing students into Specialized Educational Services (AEE), involving a LIBRASinstructor or teacher, a specialized teacher for written Portuguese, and the support of aLIBRAS interpreter and/or bilingual teacher for classroom mediation. In contrast, the growingrecognition of the bilingual model for Deaf Education emerges as a response to historicaldemands of the deaf movement, proposing a break with medicalizing and deficit-orientedparadigms. The proposal of Bilingual Deaf Education, through bilingual schools and classes,is consolidated in national and state regulations as a possibility for the emergence of other,more autonomous, plural, and affectively connected deaf ways of life. This model supportsthe construction of bilingual educational policies, strengthening linguistic and cultural identityand expanding opportunities for interaction among peers, while affirming deafness asdifference rather than absence or disability. |
Palabras clave : | Educação inclusiva Educação para deficientes Surdo Política educacional Libras Santa Catarina |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Chapecó |
Name of Program of Postgraduate studies: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI : | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8918 |
Fecha de publicación : | 2025 |
metadata.dc.level: | Mestrado |
Aparece en las colecciones: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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