Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8926
Type: | Monografia |
Title: | Inteligência artificial: horizontes para o ensino de línguas na era digital |
Author: | Klock, Oldison de Moura |
First advisor: | Fontana, Marcus Vinícius Liessem |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Angelise Fagundes da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Gut, Marlete Teresinha |
Resume: | O presente trabalho busca explorar as aplicações e implicações do uso de Inteligência Artificial (IA) no contexto do ensino de línguas, partindo da premissa de que diferentes tecnologias digitais vêm sendo incorporadas à educação ao longo dos anos, ocorrendo o mesmo com a IA, entretanto carecendo de informações sobre como fazê-lo de maneira responsável. Traçando um panorama histórico a respeito das IAs, desde os primeiros algoritmos do século XIX até os tempos atuais, este trabalho investiga os potenciais e desafios de seu emprego nas práticas pedagógicas do ensino de línguas. A partir de uma metodologia qualitativa, aplicada, bibliográfica e netnográfica, buscou-se analisar o estado da arte de ferramentas de IA voltadas para a educação, bem como analisar, por meio de interações com ChatGPT, Gemini e Deep Seek, suas potencialidades e limitações. Evidenciou-se que, apesar de poderem auxiliar na personalização do ensino e otimização de tarefas, elas ainda possuem suas próprias limitações. Muitas vezes entregam respostas genéricas, pouco profundas, e não raro reproduzem discursos dominantes ou apresentam falhas técnicas. Mesmo assim, o estudo não descarta seu valor. Pelo contrário: reconhece que, quando bem utilizadas, podem funcionar como um braço auxiliar no trabalho docente. Mas isso exige um olhar crítico, atento, e principalmente, a presença ativa do professor como curador e mediador do processo educativo. Em vez de substituir o educador, a IA pode somar, desde que sua inserção esteja alinhada a propósitos pedagógicos claros e a uma compreensão ética do papel da tecnologia na formação de sujeitos. Mais do que apontar caminhos prontos, esta pesquisa propõe reflexões sobre como caminhar melhor — com a tecnologia, mas nunca abrindo mão do humano. |
Abstract: | Este trabajo busca explorar las aplicaciones e implicaciones del uso de Inteligencia Artificial (IA) en el contexto de la enseñanza de lenguas, partiendo de la premisa de que diferentes tecnologías digitales han sido incorporadas a la educación a lo largo de los años, sin embargo careciendo de información sobre cómo hacerlo de manera responsable. Trazando un panorama histórico sobre las IAs, desde los primeros algoritmos del siglo XIX hasta los tiempos actuales, este trabajo investiga los potenciales y desafíos de su empleo en las prácticas pedagógicas de la enseñanza de idiomas. A partir de una metodología cualitativa, aplicada, bibliográfica y netnográfica, se buscó analizar el estado del arte de herramientas de IA orientadas a la educación, así como analizar, por medio de interacciones con ChatGPT, Gemini y Deep Seek, sus potencialidades y limitaciones. Se evidenció que, a pesar de poder ayudar en la personalización de la enseñanza y optimización de tareas, todavía tienen sus propias limitaciones. Muchas veces entregan respuestas genéricas, poco profundas, y a veces reproducen discursos dominantes o presentan fallas técnicas. Aun así, el estudio no descarta su valor. Por el contrario: reconoce que, cuando bien utilizadas, pueden funcionar como un brazo auxiliar en el trabajo docente. Pero esto requiere una mirada crítica, atenta, y sobre todo, la presencia activa del profesor como curador y mediador del proceso educativo. En lugar de reemplazar al educador, la IA puede sumar, siempre que su inserción esté alineada con propósitos pedagógicos claros y una comprensión ética del papel de la tecnología en la formación de sujetos. Más que señalar caminos listos, esta investigación propone reflexiones sobre cómo caminar mejor - con la tecnología, pero nunca renunciando al humano. |
Keywords: | Inteligência artificial Ensino Línguas |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Cerro Largo |
Type of Access: | Acesso Embargado |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8926 |
Issue Date: | 2025 |
Appears in Collections: | Letras |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
KLOCK.pdf | 1.74 MB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.