Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8927
Type: | Dissertação |
Título : | Estágio obrigatório nos anos iniciais do ensino fundamental para a formação de professores do curso de pedagogia da UFFS: estágio com pesquisa |
Author: | Tamioso, Naira |
First advisor: | Richit, Adriana |
Resume: | Esta dissertação investiga as implicações do estágio com pesquisa na formação de professoras dos anos iniciais no curso de Pedagogia da UFFS, compreendendo o estágio não como mero cumprimento de horas, mas como experiência formativa que produz pensamento sobre a prática. Fundamenta-se em autores do campo do estágio (Pimenta, Lima, Ghedin, Libâneo, entre outros), integrando revisão de literatura e estudo empírico, tendo a Teoria Histórico-Cultural como apoio à análise. O percurso metodológico articula duas coletas complementares: uma com falas produzidas no início do estágio obrigatório e outra com socialização pública ao final do percurso. A análise focaliza três categorias que a posteriori emergiram outras nove: Mobilização de conceitos sobre a docência; Aproximação a uma docência refletida sobre a prática; Possibilidade de desenvolvimento humano do futuro professor dos anos iniciais. As três categorias maiores se entrelaçam e sustentam um movimento não linear, mas sim cumulativo: cada intervenção realimenta o planejamento; cada registro amplia a reflexão; cada socialização consolida critérios, abrindo novas perguntas e horizontes de ação. Emergiram práticas de planejamento intencional e a construção de linguagens ao tornar público o que se fez e por que se fez. Esses movimentos produziram efeitos formativos centrais: (a) autoria e pertencimento profissional quando a prática é narrada e discutida coletivamente; (b) aprendizagem situada ao testar e refazer propostas diante de problemas concretos; (c) consciência da mediação docente no desenvolvimento das crianças e na atividade de quem ensina. Desafios cotidianos (como resistências da turma, rotinas apostiladas e escassez de materiais) funcionam como fontes de aprendizagem profissional, exigindo leitura de contexto e avaliação de efeitos. Conclui-se que viver o estágio como pesquisa institui condições para o desenvolvimento humano do licenciando, não apenas por domínio técnico, mas pela constituição de sentidos e motivos para ensinar, com identidade profissional em movimento. Como contribuições, o estudo oferece um quadro analítico de dispositivos formativos. Como limites, reconhece o recorte institucional e temporal. Em síntese, o estágio com pesquisa fortalece a docência nos anos iniciais, articulando teoria e escola, experiência e reflexão, em diálogo com a responsabilidade social da educação básica. |
Resumen : | This dissertation investigates the implications of a practicum conceived as research (estágio com pesquisa) for the education of female prospective teachers in the early years of primary education within the UFFS Pedagogy program, understanding the practicum not as a mere fulfillment of hours but as a formative experience that generates thought about practice. It draws on authors in the field of practicum studies (Pimenta, Lima, Ghedin, Libâneo, among others), integrating a literature review and an empirical study, with Cultural-Historical Theory as the analytical lens. The methodological path articulates two complementary data sets: one comprising statements produced at the beginning of the mandatory practicum, and another consisting of the public sharing of work at the end of the process. The analysis focuses on three categories from which, a posteriori, nine subcategories emerged: (1) Mobilization of concepts about teaching; (2) Movement toward a practice-grounded reflective teaching; (3) Possibility of human development of the future teacher of the early years. The three broader categories interweave to sustain a movement that is not linear but cumulative: each intervention feeds back into planning; each record expands reflection; each public sharing consolidates criteria, opening new questions and horizons for action. Practices of intentional planning and the construction of professional languages emerged as teaching became public—making clear what was done and why it was done. These movements produced key formative effects: (a) authorship and professional belonging when practice is narrated and discussed collectively; (b) situated learning by testing and reworking proposals in the face of concrete problems; (c) awareness of teacher mediation in children’s development and in the activity of those who teach. Everyday challenges (such as student resistance, workbook-driven routines, and scarcity of materials) function as sources of professional learning, demanding contextual reading and evaluation of effects. The study concludes that living the practicum as research establishes conditions for the student teacher’s human development, not only through technical mastery but through the constitution of meanings and motives for teaching, with a professional identity in motion. As contributions, the study offers an analytical framework of formative devices. As limitations, it recognizes the institutional and temporal scope. In sum, a practicum conceived as research strengthens teaching in the early years by articulating theory and school, experience and reflection, in dialogue with the social responsibility of basic education. |
Palabras clave : | Formação de professores Educação infantil Estágios supervisionados Educação |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Chapecó |
Name of Program of Postgraduate studies: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI : | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8927 |
Fecha de publicación : | 2025 |
metadata.dc.level: | Mestrado |
Aparece en las colecciones: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TAMIOSO.pdf | 6.62 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.