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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8939| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Aprendizagem significativa de geometria: uma experiência com o uso do GeoGebra em uma escola do campo |
| Autor(es): | Wolfart, Dainara |
| Primeiro Orientador: | Binotto, Rosane Rossato |
| Resumo: | A Matemática é frequentemente percebida pelos estudantes como uma disciplina abstrata e desvinculada de sua realidade, o que contribui para dificuldades de aprendizagem e desinteresse. Esse desafio torna-se ainda mais evidente na Educação do Campo, onde as práticas escolares nem sempre dialogam com o cotidiano dos estudantes e o acesso a tecnologias digitais é limitado. Nesse contexto, surgiu a necessidade de investigar alternativas que aproximem a Matemática da vivência dos estudantes e promovam a aprendizagem significativa. Assim, apresentamos este trabalho em que elencamos como objetivo geral investigar as possíveis contribuições do uso do GeoGebra, aliado a aplicações práticas vivenciadas por estudantes, para a aprendizagem significativa de conceitos de volume e capacidade, no contexto de uma escola do campo. A pesquisa de natureza qualitativa foi realizada em uma escola do campo localizada no município de São João do Oeste, SC, com a participação de seis estudantes do 8° ano do Ensino Fundamental. Para tanto, elaboramos e aplicamos uma sequência didática em formato de livro digital no GeoGebra, composta por Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVA) e atividades contextualizadas que abordam o cálculo do volume de blocos retangulares e recipientes cilíndricos, bem como a compreensão das relações entre unidades de volume e capacidade. A coleta de dados ocorreu por meio de respostas a dois questionários, registros escritos, observações da pesquisadora e produções digitais dos participantes, sendo a análise conduzida com base na Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados indicaram que o uso do GeoGebra potencializou a visualização, manipulação e compreensão dos conceitos estudados, favorecendo a articulação entre conhecimentos prévios e novos conceitos, enquanto as atividades contextualizadas, inspiradas em práticas do cotidiano agrícola, ampliaram o engajamento para a realização das atividades propostas e a percepção de relevância do conteúdo de Geometria. Contudo, também se constatou que a tecnologia, isoladamente, não garante a aprendizagem, sendo indispensável a mediação ativa do professor e a adoção de estratégias diversificadas para evitar dispersão e desmotivação. Concluímos que, a integração entre GeoGebra e atividades contextualizadas favorece a aprendizagem significativa de geometria na Educação do Campo e fortalece o vínculo entre a Matemática e a realidade vivenciada por esses estudantes. |
| Abstract/Resumen: | Mathematics is often perceived by students as an abstract subject that is disconnected from their reality, which contributes to learning difficulties and disinterest. This challenge becomes even more evident in rural education, where school practices do not always relate to students’ daily lives and access to digital technologies is limited. In this context, there was a need to investigate alternatives that bring mathematics closer to students' experiences and promote meaningful learning. Thus, we present this work, in which we list as a general objective to investigate the possible contributions of the use of GeoGebra combined with practical applications experienced by students for the meaningful learning of concepts of volume and capacity in the context of a rural school. The qualitative research was conducted in a rural school located in the municipality of São João do Oeste, Santa Catarina, with the participation of six 8th-grade students. To this end, we developed and applied a didactic sequence in digital book format in GeoGebra, composed of Virtual Learning Objects (OVA) and contextualized activities that address the calculation of the volume of rectangular blocks and cylindrical containers, as well as the understanding of the relationships between units of volume and capacity. Data collection was carried out through responses to two questionnaires, written records, researcher observations, and participants' digital productions, with analysis conducted based on Bardin's Content Analysis. The results indicated that the use of GeoGebra enhanced the visualization, manipulation, and understanding of the concepts studied, favoring the articulation between prior knowledge and new concepts, while contextualized activities, inspired by everyday agricultural practices, increased engagement in the proposed activities and the perception of the relevance of geometry content. However, it was also found that technology alone does not guarantee learning, and that active mediation by the teacher and the adoption of diversified strategies are essential to avoid distraction and demotivation. We conclude that the integration of GeoGebra and contextualized activities favors meaningful learning of geometry in Rural Education and strengthens the link between mathematics and the reality experienced by these students. |
| Palavras-chave: | Escola rural Matemática Volumetria Capacidade Educação escolar básica Aprendizagem tecnológica |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
| Sigla da Instituição: | UFFS |
| Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Chapecó |
| Nome do Programa de Pós Graduação : | Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática em Rede Nacional |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8939 |
| Data do documento: | 2025 |
| Nível: | Mestrado |
| Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática em Rede Nacional |
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