Please use this identifier to cite or link to this item:
                
    
    https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8940| Type: | Dissertação | 
| Title: | Deficiência intelectual: políticas educacionais de formação continuada de professores em Santa Catarina | 
| Author: | Dall’soto, Carla Roberta | 
| First advisor: | Gräff, Patrícia | 
| Resume: | Esta pesquisa tem como objetivo analisar as políticas de formação continuada de professores catarinenses, para a atuação com pessoas com deficiência intelectual. A investigação pretendeu responder à seguinte pergunta: Como a deficiência intelectual é descrita nas políticas de formação continuada de professores em Santa Catarina? Caracteriza-se como uma pesquisa orientada pela abordagem epistemológica pós-crítica, de cunho qualitativo, utilizando a pesquisa bibliográfica e documental como suporte de investigação. As análises empreendidas amparam-se nos estudos Foucaultianos em Educação, pinçando o discurso e a normalização como ferramentas teórico-metodológicas. O corpus documental é constituído por políticas educacionais nacionais, do estado de Santa Catarina e por cursos de formação continuada para professores da Educação Básica, que atuam na rede comum, com ênfase na deficiência intelectual. O exercício analítico empreendido sobre os materiais possibilitou a compreensão de que as políticas educacionais de formação continuada de professores seguem sendo sustentadas pelo modelo clínico/médico de deficiência. O trabalho se constitui em dois focos de análise centrais: 1) a influência do modelo clínico/médico na formação continuada de professores. Esse foco se desdobra em três ênfases complementares: a) a clínica na condução dos percursos formativos, que faz referência aos achados das propostas formativas, que se aproximam de uma perspectiva clínica/médica sobre a deficiência intelectual; b) Modelos clínico e social das deficiências, que aborda os dois modelos de compreensão sobre a deficiência, na relação com a inclusão educacional, e; c) A clínica e a primeira infância, que analisa as propostas direcionadas, especificamente, para o trabalho de estimulação precoce. O segundo foco tematiza sobre 2) Profissionais de Apoio e o Treinamento e controle: corpos com deficiência intelectual problematizando a prescrição de práticas a serem, de alguma forma, trabalhadas com as pessoas com deficiência intelectual, a fim de minimizarem o que se entende como comprometimento intelectual destes corpos. Conclui-se que as políticas educacionais contemporâneas de formação continuada de professores, pouco percebem as pessoas com deficiência intelectual a partir de sua diferença como potência e buscam a normalização destes corpos. As políticas educacionais analisadas atuam como estratégias de poder que produzem não apenas o que se pode dizer sobre a deficiência, mas também quem pode falar e de que lugar. | 
| Abstract: | This research aims to analyze continuing education policies for teachers in Santa Catarina, Brazil, who work with people with intellectual disabilities. The research aimed to answer the following question: How is intellectual disability described in continuing education policies for teachers in Santa Catarina? This research is characterized by a post-critical epistemological approach, with a qualitative approach, using bibliographical and documentary research as research support. The analyses undertaken are based on Foucaultian studies in education, highlighting discourse and standardization as theoretical and methodological tools. The documentary corpus consists of national educational policies from the state of Santa Catarina and continuing education courses for Basic Education teachers working in the regular school system, with an emphasis on intellectual disability. The analytical exercise undertaken on the materials enabled the understanding that continuing education policies for teachers continue to be supported by the clinical/medical model of disability. The work consists of two central focuses of analysis: 1) the influence of the clinical/medical model on continuing teacher education. This focus unfolds into three complementary emphases: a) clinical practice in the management of training pathways, which references the findings of training proposals, which approximate a clinical/medical perspective on intellectual disability; b) clinical and social models of disabilities, which addresses the two models of understanding disability in relation to educational inclusion; and c) clinical practice and early childhood, which analyzes proposals specifically directed at early stimulation work. The second focus addresses 2) Support Professionals and Training and Control: bodies with intellectual disabilities problematizing the prescription of practices to be, in some way, worked with people with intellectual disabilities, in order to minimize what is perceived as their intellectual impairment. It is concluded that contemporary educational policies for continuing teacher education barely recognize people with intellectual disabilities based on their difference as potential and seek to normalize these bodies. The educational policies analyzed act as power strategies that produce not only what can be said about disability, but also who can speak and from what place. | 
| Keywords: | Política educacional Formação continuada do professor Pessoas com deficiência intelectual Santa Catarina  | 
| Language: | por | 
| Country: | Brasil | 
| Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul | 
| Acronym of the institution: | UFFS | 
| College, Institute or Department: | Campus Chapecó | 
| Name of Program of Postgraduate studies: | Programa de Pós-Graduação em Educação | 
| Type of Access: | Acesso Aberto | 
| URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8940 | 
| Issue Date: | 2025 | 
| metadata.dc.level: | Mestrado | 
| Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação | 
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| DALLSOTO.pdf | 1.35 MB | Adobe PDF | View/Open | 
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.