Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8941
Type: Dissertação
Title: Caminhos para “viver Videira”: profanar, reconhecer e ressignificar
Author: Caregnato, Milena
First advisor: Picoli, Bruno Antonio
Resume: Este trabalho tem como tema a construção da memória histórica da cidade de Videira e a forma como ela é transmitida nos espaços educativos formais, não formais e informais, isto é, como a cidade de Videira se “conta”. O problema de pesquisa, partindo da análise das narrativas hegemônicas que estruturam a identidade videirense a partir de seus espaços, centra-se em investigar o papel da escola e do professor ou professora como agentes de profanação desses espaços. O objetivo principal é compreender como esses discursos históricos são elaborados, difundidos e naturalizados, bem como refletir sobre o papel da educação, especialmente da escola e dos professores e professoras, no reconhecimento, desconstrução e ressignificação dessas narrativas, questões que precisam ser considerados no processo de formação de professores. Para isso, adotou-se uma abordagem qualitativa e fenomenológica, fundamentada em Plá (2022), baseada na análise da cidade de Videira, como espaço público e educativo. Dois principais locais da cidade serviram como fonte para a construção da análise: o mural histórico que compõe a paisagem da antiga Estação Ferroviária e o único museu da cidade, o Museu do Vinho Mario Pellegrin. Para o desenvolvimento e análise das fontes apoiou-se em revisão bibliográfica fundamentada nos teóricos da educação Masschelein (2021), Larrosa (2021), Arendt (2016) e Biesta (2018) e da memória histórica Quijano (2005), Dussel (2005) e Benjamin (1940), além disso ainda utilizou-se de autores da decolonialidade, como Krenak (2020), Azevedo (2023) e Adichie (2019). A pesquisa revelou que a história oficial de Videira sustenta uma identidade pautada na figura do imigrante europeu, invisibilizando e/ou descaracterizando a diversidade de sujeitos que participaram da construção da região. No entanto, defende-se que a escola pode atuar como um tempo-espaço de profanação (Agamben, 2007) dessas narrativas colonizadas e cristalizadas, possibilitando uma memória mais plural e crítica. Assim, este estudo contribui para a reflexão sobre o papel da história na formação das identidades locais e para a valorização de múltiplas perspectivas na construção da memória coletiva, discussões essenciais para uma atuação docente responsável e indispensável na formação de professores.
Abstract: This work focuses on the construction of the historical memory of the city of Videira and how it is transmitted in formal, non-formal, and informal educational spaces, that is, how the city of Videira "tells itself." The research problem, based on the analysis of hegemonic narratives that structure Videira's identity through its spaces, focuses on investigating the role of schools and teachers as agents of the desacralization of these spaces. The main objective is to understand how these historical discourses are elaborated, disseminated, and naturalized, as well as to reflect on the role of education, particularly that of schools and teachers, in recognizing, deconstructing, and resignifying these narratives—issues that need to be considered in teacher training. To achieve this, a qualitative and phenomenological approach was adopted, based on Plá (2022), grounded in the analysis of Videira as a public and educational space. Two main locations in the city served as sources for constructing the analysis: the historical mural that is part of the landscape of the former Railway Station and the only museum in the city, the Museu do Vinho Mario Pellegrin. The development and analysis of the sources were supported by a literature review based on education theorists Masschelein (2021), Larrosa (2021), Arendt (2016), and Biesta (2018), as well as historical memory theorists Quijano (2005), Dussel (2005), and Benjamin (1940). Additionally, decolonial authors, such as Krenak (2020), Azevedo (2023), and Adichie (2019), were also utilized. The research revealed that Videira's official history sustains an identity centered around the figure of the European immigrant, while invisibilizing and/or misrepresenting the diversity of subjects who contributed to the region’s development. However, it is argued that schools can act as a time-space of desacralization (Agamben, 2007) of these colonized and crystallized narratives, enabling a more plural and critical memory. Thus, this study contributes to reflecting on the role of history in shaping local identities and valuing multiple perspectives in the construction of collective memory, discussions that are essential for responsible teaching practice and crucial in teacher training.
Keywords: Videira (SC)
Memória
Identidade
História local
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Name of Program of Postgraduate studies: Programa de Pós-Graduação em Educação
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8941
Issue Date: 2025
metadata.dc.level: Mestrado
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CAREGNATO.pdf30.6 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.