Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8960| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Tecnoestresse ocupacional e sua relação com a integração da lousa digital: um recurso tecnológico previsto no Plano Estadual de Educação de Santa Catarina |
| Autor(es): | Piovezan, Paulo Afonso |
| Primeiro Orientador: | Scheffer, Nilce Fátima |
| Resumo: | sta pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Chapecó–SC. Integrada à Linha de Pesquisa em Políticas Educacionais e ao Grupo de Pesquisa GPTMEM. O estudo tem como objetivo analisar os efeitos da implantação das Lousas Digitais Interativas (LDIs) na rede estadual de ensino do município de Concórdia–SC. Integração esta que ocorreu entre 2020 à 2025. O foco primordial está na relação das LDIs e a peculiaridade do tecnoestresse docente, no contexto do Novo Ensino Médio (NEM). A metodologia adotada nesta pesquisa é de natureza qualitativa. Foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com professores de quatro escolas. Os dados foram examinados por meio de categorias temáticas que contribuíram para a compreensão dos fenômenos investigados. Os resultados evidenciaram três eixos centrais de tensão: deficiências na implementação, o que atingiu 88% dos pesquisados que relataram formação insuficiente e genérica, sobrecarga laboral, conforme os entrevistados, ocorreu um acréscimo médio de cinco horas semanais dedicadas ao preenchimento de plataformas e frustração didática, com 91% dos entrevistados que utilizam menos de 30% das funcionalidades das LDIs. Observou-se um ciclo vicioso, em que apenas 9% dos docentes afirmaram ter participado de treinamentos práticos, o que resultou na subutilização dos recursos. Como consequência, isso resultou em ansiedade por resultados e sentimentos de incompetência. Paradoxalmente, 91% dos professores reconheceram o potencial pedagógico das LDIs. Mas ressaltaram que sua efetividade depende da redução de tarefas burocráticas, de uma formação docente contextualizada e de infraestrutura tecnológica estável. As evidências apontam que, embora as LDIs sejam uma tecnologia inovadora, sua implementação ocorreu sob uma lógica tecnocrática, descolada das condições reais de trabalho docente. O tecnoestresse emergiu não como resistência à tecnologia em si, mas como consequência de políticas públicas que privilegiaram a aquisição de equipamentos em detrimento da construção de um ecossistema sustentável de integração tecnológica. Diante desse cenário, recomenda-se a reestruturação do programa, com foco na oferta de formação continuada personalizada, na melhoria das interfaces das plataformas utilizadas, bem como na criação de grupos de apoio pedagógico organizados por áreas do conhecimento, no âmbito das regionais de ensino. |
| Abstract/Resumen: | This research is affiliated with the Graduate Program in Education (PPGE) at the Federal University of the Southern Border (UFFS), Chapecó/SC campus. It is affiliated with the Educational Policy Research Line and the GPTMEM Research Group. The study aims to analyze the effects of the implementation of Interactive Digital Whiteboards (IDBs) in the state education system of the municipality of Concórdia, Santa Catarina. This integration occurred between 2020 and 2025. The primary focus is on the relationship between IDBs and the specific nature of teacher technostress in the context of the New High School (NEM). The methodology adopted in this research is qualitative and was conducted through semi-structured interviews with teachers from four schools. The data were analyzed through thematic categories that contributed to the understanding of the phenomena investigated. The results highlighted three central axes of tension: implementation deficiencies, affecting 88% of respondents who reported insufficient and generic training, Work overload, according to the interviewees, resulted in an average increase of five hours per week dedicated to filling out platforms, and teaching frustration, with 91% of respondents using less than 30% of the LDIs' functionalities. A vicious cycle was observed, with only 9% of teachers reporting having participated in practical training, resulting in underutilization of resources. This consequently led to anxiety about results and feelings of incompetence. Paradoxically, 91% of teachers recognized the pedagogical potential of LDIs. However, they emphasized that their effectiveness depends on reducing bureaucratic tasks, contextualized teacher training, and a stable technological infrastructure. Evidence suggests that, although LDIs are an innovative technology, their implementation occurred under a technocratic logic, disconnected from the real working conditions of teachers. Technostress emerged not as resistance to technology per se, but as a consequence of public policies that prioritized equipment acquisition over building a sustainable ecosystem of technological integration. Given this scenario, it is recommended that the program be restructured, focusing on offering personalized continuing education, improving the interfaces of the platforms used, and creating pedagogical support groups organized by field of knowledge within the regional education departments. |
| Palavras-chave: | Ensino médio Política educacional Tecnologia educacional Estresse profissional Professores de ensino médio |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
| Sigla da Instituição: | UFFS |
| Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Chapecó |
| Nome do Programa de Pós Graduação : | Programa de Pós-Graduação em Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8960 |
| Data do documento: | 2025 |
| Nível: | Mestrado |
| Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| PIOVEZAN.pdf | 3.46 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.