Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8963
Type: Dissertação
Title: A educação integral nos documentos da Proposta Curricular de Santa Catarina: permanências e transformações à luz da teoria histórico-cultural
Author: Pradeiczuk, Adelmo
First advisor: Alves, Solange Maria
Resume: A presente dissertação de mestrado, desenvolvida na linha Formação de Professores: Conhecimentos e Práticas Educacionais no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul, filia-se ao Grupo de Estudos e Pesquisa Escola de Vigotski e ao projeto matricial: Desenvolvimento Humano e Educação na Perspectiva Histórico-Cultural. Tem como objeto de investigação a Educação Integral nos documentos da Proposta Curricular de Santa Catarina (PCSC), cujo aporte teórico e metodológico principal tem assumido, ao longo dos anos a educação integral como pressuposto na direção de ampliar perspectivas de formação humana integral em processos de escolarização, no âmbito da educação básica. Nesse contexto, a pesquisa em tela, retoma o estudo dos documentos da PCSC no que refere à educação integral, com vistas a evidenciar o tema e os formatos assumidos no processo histórico entre 1991 – 2020 contribuindo para o processo de retomada do debate da educação integral no território catarinense hoje, na direção de produzir o diálogo crítico e criador de caminhos possíveis para uma educação integral em tempo integral a partir das bases vigotskianas assumidas pelo próprio documento. É nesse recorte que reside o objeto desta pesquisa ocupada de investigar, analisar e discutir: Como a Educação Integral é compreendida e transformada ao longo dos documentos da Proposta Curricular de Santa Catarina? Tendo como objetivo geral: analisar como a Educação Integral está proposta nos diferentes documentos da PCSC de 1991 a 2020; e objetivos específicos: conceituar Educação Integral com base na literatura sobre o tema; evidenciar a Educação Integral no escopo do Materialismo Histórico-Dialético (MHD) e da Teoria Histórico-Cultural (THC); discutir os documentos da PCSC no que refere a Educação Integral. As concepções de Educação Integral são analisadas pela ótica da abordagem histórico-cultural, por duas razões principais: i.) essa perspectiva apresenta substanciais contribuições para o ensino, a aprendizagem e para o desenvolvimento humano, especialmente por considerar o sujeito como ser social e a cultura como sua produção histórica; ii) é, desde o primeiro documento da PCSC, a base teórico-metodológica principal. A partir de uma abordagem bibliográfica e documental, esta pesquisa se organizou, em termos procedimentais, sob a estratégia da análise de conteúdo de acordo as etapas propostas por Minayo (2001), orientada para: a) pré-análise, b) a exploração do material e o tratamento dos resultados, c) a inferência e a interpretação. Nestes termos, o esforço investigativo realizado, possibilitou a juntada do material, sendo o referencial bibliográfico de matriz, particularmente sobre o tema educação integral em Marx e Gramsci, e comentadores, estudiosos do tema, como: Newton Duarte, Lígia Márcia Martins e Juares da Silva Thiesen. No âmbito da THC de Vigotski e colaboradores (Duarte, Martins, Saviani, Libâneo, Thiesen, Frigotto, Arroyo e outros) que pensam a educação em bases marxistas mais recentes; os documentos da PCSC entre 1991 e 2020, o estudo exploratório do material, cujo tratamento analítico resultou em interpretação e inferência. Entre os resultados alcançados, nota-se que no documento de 1991, está alinhado a uma perspectiva crítico-transformadora, afirmando a integralidade e a historicidade do humano como horizonte da educação escolar, na perspectiva gramsciana e vigotskiana. Os documentos de 1998 e 2005, apesar do esforço intelectual em manter a base teórico-metodológica de perspectiva crítico-transformadora, são atravessados por contradições decorrentes das disputas hegemônicas no campo educacional, revelando a tensão entre a defesa de uma formação integral, inspirada em referenciais da teoria histórico-cultural, e a pressão de políticas educacionais alinhadas à lógica neoliberal. Observa-se também, no documento de 2014, a tentativa de uma retomada em dialogar com referenciais críticos e a intenção de valorizar a diversidade cultural, porém acaba por se diluir em formulações genéricas e pouco articuladas a uma concepção sólida de conhecimento. Essa lógica, no entanto, se modifica nos documentos mais recentes relativos à educação infantil, ensino fundamental (anos iniciais e finais) de 2019 e ao ensino médio de 2020, no território catarinense, frutos de ajustes da PCSC à Base Nacional Comum Curricular – BNCC que, em geral, associa-se a perspectivas liberais de educação alinhadas ao atendimento de demandas de mercado que atribuem à escola a tarefa de desenvolvimento de habilidades e competências requeridas por tal lógica de sociedade. Nestes termos, concluo pela necessidade de dar seguimento a estudos, ampliando para a relação documentos orientadores e organização pedagógica na escola, como forma de explicitar processos e fortalecer a luta por uma educação integral crítico-transformadora efetiva.
Abstract: This master's thesis, developed in the Teacher Training: Educational Knowledge and Practices line of the Graduate Program in Education at the Federal University of Fronteira Sul (UFFS), is affiliated with the Vigotski School Study and Research Group and the matrix project: Human Development and Education from a Historical-Cultural Perspective. Its object of investigation is Integral Education in the documents of Proposta Curricular de Santa Catarina (PCSC), whose main theoretical and methodological contribution has, over the years, been to assume integral education as a prerequisite for broadening perspectives on integral human formation in schooling processes within the scope of basic education. In this context, the present study revisits the PCSC documents on integral education, with a view to highlighting the theme and formats adopted in the historical process between 1991 and 2020, contributing to the recovery of the debate on integral education in the state of Santa Catarina nowadays, with a view to generating critical dialogue and creating possible paths for integral full-time education based on the Vigotskian principles assumed by the document itself. It is in this context that the aim of this research lies, which seeks to investigate, analyze, and discuss: How is Integral Education understood and transformed throughout the documents of Proposta Curricular of Santa Catarina? The main aim is to analyze how integral education is presented in different PCSC documents from 1991 to 2020, and specific aims: to conceptualize Integral Education based on the literature on the subject; to highlight integral Education within the scope of HistoricalDialectical Materialism (HDM) and Historical-Cultural Theory (HCT); to discuss the PCSC documents within the regard of Integral Education. The concepts of Integral Education are analyzed from a historical-cultural perspective for two main reasons: i.) this perspective makes substantial contributions to teaching, learning, and human development, especially by considering the subject as a social being and culture as its historical production; ii) it has been, since the first PCSC document, the main theoretical and methodological basis. Based on a bibliographic and documental approach, this research was organized, in procedural terms, under the strategy of content analysis according to the stages proposed by Minayo (2001), oriented towards: a) pre-analysis, b) exploration of the material and processing of the results, c) inference and interpretation. In this regard, the research effort carried out made it possible to compile the material, with the bibliographic reference being the matrix, particularly on the theme of integral education in Marx and Gramsci, and commentators, scholars of the theme, such as: Newton Duarte, Ligia Marcia Martins, and Juares da Silva Thiesen. Within the scope of Vigotski and collaborators' THC (Duarte, Martins, Saviani, Libâneo, Thiesen, Frigotto, Arroyo, and others) who think about education based on more recent Marxist principles; PCSC documents between 1991 and 2020, the exploratory study of the material, whose analytical treatment resulted in interpretation and inference. Among the results achieved, it should be noted that the 1991 document is aligned with a critical-transformative perspective, affirming the integrality and historicity of the human being as the horizon of school education, from a Gramscian and Vigotskian perspective. The documents from 1998 and 2005, despite the intellectual effort to maintain the theoretical and methodological basis of a critical-transformative perspective, are crossed by contradictions arising from hegemonic disputes in the field of education, revealing the tension between the defense of an integral education, inspired by references from historicalcultural theory, and the pressure of educational policies aligned with neoliberal logic. The 2014 document also shows an attempt to revive dialogue with critical references and an intention to enhance cultural diversity, but this ends up being diluted in generic formulations that are poorly articulated with a solid conception of knowledge. This logic, however, changes in the most recent documents relating to preschool education, elementary school (early and late years) from 2019, and high school from 2020, in the state of Santa Catarina, as a result of adjustments made by the PCSC to the Base Nacional Comum Curricular (BNCC), which is generally associated with liberal perspectives on education aligned with market demands that assign schools the task of developing the skills and competencies required by such a societal logic. In this regard, I conclude that it is necessary to continue studies, expanding the relationship between guiding documents and pedagogical organization in schools, as a way of clarifying processes and strengthening the struggle for effective critical-transformative integral education.
Keywords: Educação integral
Currículos e programas
Santa Catarina
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Name of Program of Postgraduate studies: Programa de Pós-Graduação em Educação
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8963
Issue Date: 2025
metadata.dc.level: Mestrado
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PRADEICZUK.pdf899.26 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.