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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/907
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Pagliarin, Lidiane Limana Puiati | - |
dc.contributor.referee1 | Lepke, Sonize | - |
dc.contributor.referee2 | Terra, Mara Teresinha Rodrigues | - |
dc.creator | Paiva, Rosana de Souza | - |
dc.date | 2016-12-12 | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-21T14:37:58Z | - |
dc.date.available | 2017-01 | - |
dc.date.available | 2017-08-21T14:37:58Z | - |
dc.date.issued | 2017-08 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/907 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho teve como objetivo compreender como os professores enfrentam os desafios impostos diariamente em sala de aula para o desenvolvimento da inclusão escolar. O texto está organizado em capítulos. O primeiro apresenta as legislações que orientam sobre a inclusão escolar, contribuições teóricas de Theresinha Guimarães Miranda, Teófilo Alves Galvão Filho, Lino de Macedo, Maria Cecília Rafael de Góes e Adriana Lia Friszman de Laplane e outros sobre a formação de professores e uma análise de revisão de literatura em teses e dissertações sobre a inclusão. O segundo capítulo apresenta os procedimentos metodológicos da pesquisa. E o terceiro capítulo apresenta os resultados obtidos mediante entrevista estruturada com quatro professoras que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental em escolas da cidade de Erechim/RS que possuem alunos com deficiências em suas turmas. Podemos afirmar que a formação inicial das entrevistadas pouco auxiliou a pensar em práticas inclusivas, pois cursaram alguma disciplina isolada sobre o tema, mas de acordo com elas não foi significativo. As dificuldades mais recorrentes que elas enfrentam para desenvolver a inclusão escolar são: falta de recursos pedagógicos, falta de formação, falta de orientação especializada e número excessivo de alunos por turma. Nas possíveis soluções há muito a evoluir e entre tantos fatores, está a formação docente porque o desenvolvimento da inclusão educacional só pode ter bons resultados se forem feitos por meio da qualificação profissional. Dessa forma, a ampliação dos cursos de formação são indispensáveis para a preparação dos professores, agentes que atuam diretamente no processo de inclusão social. Investimentos em tecnologias e em materiais didáticos serão bem-vindos. Os resultados apontaram que os professores não estão preparados para os processos de inclusão de alunos com deficiências, e a necessidade da elaboração de programas de formação para discutir, de forma mais aprofundada, os temas aqui abordados, é oportuno. Percebeu-se que os educadores anseiam por um processo de formação contínua, que possa desenvolver sua prática pedagógica a partir da autonomia docente. Por outro lado, deu pra perceber durante as entrevistas que os profissionais que lidam bem com a inclusão o fazem com sua conta em risco, devido a essas precárias condições de trabalho que impedem muitas vezes um trabalho com êxito. De acordo com as falas das professoras é possível verificar que a falta de formação não impediu de aceitarem o desafio posto pela inclusão, mesmo diante das dificuldades enfrentadas. Essa postura revela a necessidade de romper com a ideia preconcebida que muitos têm, que só docentes com formação especial podem trabalhar com alunos com deficiência. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Daniele Rosa Monteiro (daniele.monteiro@uffs.edu.br) on 2017-08-17T13:21:50Z No. of bitstreams: 1 PAIVA.PDF: 967957 bytes, checksum: f3d2842850fe40ac9aff320255dacd3c (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-08-21T14:37:58Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PAIVA.PDF: 967957 bytes, checksum: f3d2842850fe40ac9aff320255dacd3c (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-08-21T14:37:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PAIVA.PDF: 967957 bytes, checksum: f3d2842850fe40ac9aff320255dacd3c (MD5) Previous issue date: 2017-08 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Erechim | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Recursos pedagógicos | pt_BR |
dc.subject | Inclusão social | pt_BR |
dc.title | Formação docente na perspectiva da inclusão | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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