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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Pagliarin, Lidiane Limana Puiati-
dc.contributor.referee1Lepke, Sonize-
dc.contributor.referee2Terra, Mara Teresinha Rodrigues-
dc.creatorPaiva, Rosana de Souza-
dc.date2016-12-12-
dc.date.accessioned2017-08-21T14:37:58Z-
dc.date.available2017-01-
dc.date.available2017-08-21T14:37:58Z-
dc.date.issued2017-08-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/907-
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo compreender como os professores enfrentam os desafios impostos diariamente em sala de aula para o desenvolvimento da inclusão escolar. O texto está organizado em capítulos. O primeiro apresenta as legislações que orientam sobre a inclusão escolar, contribuições teóricas de Theresinha Guimarães Miranda, Teófilo Alves Galvão Filho, Lino de Macedo, Maria Cecília Rafael de Góes e Adriana Lia Friszman de Laplane e outros sobre a formação de professores e uma análise de revisão de literatura em teses e dissertações sobre a inclusão. O segundo capítulo apresenta os procedimentos metodológicos da pesquisa. E o terceiro capítulo apresenta os resultados obtidos mediante entrevista estruturada com quatro professoras que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental em escolas da cidade de Erechim/RS que possuem alunos com deficiências em suas turmas. Podemos afirmar que a formação inicial das entrevistadas pouco auxiliou a pensar em práticas inclusivas, pois cursaram alguma disciplina isolada sobre o tema, mas de acordo com elas não foi significativo. As dificuldades mais recorrentes que elas enfrentam para desenvolver a inclusão escolar são: falta de recursos pedagógicos, falta de formação, falta de orientação especializada e número excessivo de alunos por turma. Nas possíveis soluções há muito a evoluir e entre tantos fatores, está a formação docente porque o desenvolvimento da inclusão educacional só pode ter bons resultados se forem feitos por meio da qualificação profissional. Dessa forma, a ampliação dos cursos de formação são indispensáveis para a preparação dos professores, agentes que atuam diretamente no processo de inclusão social. Investimentos em tecnologias e em materiais didáticos serão bem-vindos. Os resultados apontaram que os professores não estão preparados para os processos de inclusão de alunos com deficiências, e a necessidade da elaboração de programas de formação para discutir, de forma mais aprofundada, os temas aqui abordados, é oportuno. Percebeu-se que os educadores anseiam por um processo de formação contínua, que possa desenvolver sua prática pedagógica a partir da autonomia docente. Por outro lado, deu pra perceber durante as entrevistas que os profissionais que lidam bem com a inclusão o fazem com sua conta em risco, devido a essas precárias condições de trabalho que impedem muitas vezes um trabalho com êxito. De acordo com as falas das professoras é possível verificar que a falta de formação não impediu de aceitarem o desafio posto pela inclusão, mesmo diante das dificuldades enfrentadas. Essa postura revela a necessidade de romper com a ideia preconcebida que muitos têm, que só docentes com formação especial podem trabalhar com alunos com deficiência.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Daniele Rosa Monteiro (daniele.monteiro@uffs.edu.br) on 2017-08-17T13:21:50Z No. of bitstreams: 1 PAIVA.PDF: 967957 bytes, checksum: f3d2842850fe40ac9aff320255dacd3c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-08-21T14:37:58Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PAIVA.PDF: 967957 bytes, checksum: f3d2842850fe40ac9aff320255dacd3c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-08-21T14:37:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PAIVA.PDF: 967957 bytes, checksum: f3d2842850fe40ac9aff320255dacd3c (MD5) Previous issue date: 2017-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectRecursos pedagógicospt_BR
dc.subjectInclusão socialpt_BR
dc.titleFormação docente na perspectiva da inclusãopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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