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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/990
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Pereira, Thiago Ingrassia | - |
dc.contributor.referee1 | Pagliarin, Lidiane Limana Puiati | - |
dc.contributor.referee2 | Silva, Luís Fernando Santos Corrêa da | - |
dc.creator | Marcon, Carine | - |
dc.date | 2017-07-07 | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-23T17:53:45Z | - |
dc.date.available | 2017-08 | - |
dc.date.available | 2017-08-23T17:53:45Z | - |
dc.date.issued | 2017-08 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/990 | - |
dc.description.resumo | A presente pesquisa propõe uma investigação e análise sobre os conteúdos presentes nos livros didáticos de Sociologia vigentes no Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015, através dos conteúdos de Sociologia analisados por esta pesquisa na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio, ENEM 2016. Dentre as 45 questões presentes no caderno de Ciências Humanas e suas Tecnologias do ENEM 2016, foram selecionadas por esta pesquisa dezessete questões que atenderam em seus conteúdos os seguintes critérios de análise e investigação: Orientações Curriculares Nacionais, reflexões que exijam imaginação sociológica e, questões que por um aspecto interdisciplinar exijam conhecimentos sociológicos para a sua resolução. A partir das questões selecionadas e dos conteúdos presentes em cada questão, realizou-se a investigação desses conteúdos dentro dos seis livros didáticos em circulação no PNLD 2015, que em sua vigência de três anos contempla o ano de 2016. As análises articuladas e realizadas por esta pesquisa partem do campo da educação para o ensino de Sociologia, evidenciando a importância da sintonia entre as políticas públicas, currículo, materiais didáticos e o ensino de Sociologia na Educação Básica no Brasil. A partir das análises realizadas, foi possível verificar dois pontos importantes e sugestivos, o primeiro diz respeito à presença marcante da Sociologia no ENEM 2016, configurando 37,8% dos conteúdos do caderno de Ciências Humanas e suas Tecnologias. O segundo demonstra a importância e o caráter decisivo de estudos que se proponham a trabalhar o currículo de Sociologia para o os livros didáticos, dado sua recente inserção no PNLD, após a lei da obrigatoriedade da disciplina de Sociologia. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Daniele Rosa Monteiro (daniele.monteiro@uffs.edu.br) on 2017-08-23T13:16:34Z No. of bitstreams: 1 MARCON.PDF: 2052559 bytes, checksum: 8e57118909759799563fba4f9877dadd (MD5) | en |
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dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-08-23T17:53:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MARCON.PDF: 2052559 bytes, checksum: 8e57118909759799563fba4f9877dadd (MD5) Previous issue date: 2017-08 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Erechim | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de sociologia | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Exame Nacional do Ensino Médio | pt_BR |
dc.subject | Base currícular | pt_BR |
dc.subject | Plano Nacional do Livro Didático | pt_BR |
dc.title | Livros didáticos de Sociologia : um estudo a partir de conteúdos presentes no ENEM 2016 | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ciências Sociais - Licenciatura |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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