Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/990
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Pereira, Thiago Ingrassia-
dc.contributor.referee1Pagliarin, Lidiane Limana Puiati-
dc.contributor.referee2Silva, Luís Fernando Santos Corrêa da-
dc.creatorMarcon, Carine-
dc.date2017-07-07-
dc.date.accessioned2017-08-23T17:53:45Z-
dc.date.available2017-08-
dc.date.available2017-08-23T17:53:45Z-
dc.date.issued2017-08-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/990-
dc.description.resumoA presente pesquisa propõe uma investigação e análise sobre os conteúdos presentes nos livros didáticos de Sociologia vigentes no Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015, através dos conteúdos de Sociologia analisados por esta pesquisa na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio, ENEM 2016. Dentre as 45 questões presentes no caderno de Ciências Humanas e suas Tecnologias do ENEM 2016, foram selecionadas por esta pesquisa dezessete questões que atenderam em seus conteúdos os seguintes critérios de análise e investigação: Orientações Curriculares Nacionais, reflexões que exijam imaginação sociológica e, questões que por um aspecto interdisciplinar exijam conhecimentos sociológicos para a sua resolução. A partir das questões selecionadas e dos conteúdos presentes em cada questão, realizou-se a investigação desses conteúdos dentro dos seis livros didáticos em circulação no PNLD 2015, que em sua vigência de três anos contempla o ano de 2016. As análises articuladas e realizadas por esta pesquisa partem do campo da educação para o ensino de Sociologia, evidenciando a importância da sintonia entre as políticas públicas, currículo, materiais didáticos e o ensino de Sociologia na Educação Básica no Brasil. A partir das análises realizadas, foi possível verificar dois pontos importantes e sugestivos, o primeiro diz respeito à presença marcante da Sociologia no ENEM 2016, configurando 37,8% dos conteúdos do caderno de Ciências Humanas e suas Tecnologias. O segundo demonstra a importância e o caráter decisivo de estudos que se proponham a trabalhar o currículo de Sociologia para o os livros didáticos, dado sua recente inserção no PNLD, após a lei da obrigatoriedade da disciplina de Sociologia.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Daniele Rosa Monteiro (daniele.monteiro@uffs.edu.br) on 2017-08-23T13:16:34Z No. of bitstreams: 1 MARCON.PDF: 2052559 bytes, checksum: 8e57118909759799563fba4f9877dadd (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-08-23T17:53:45Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MARCON.PDF: 2052559 bytes, checksum: 8e57118909759799563fba4f9877dadd (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-08-23T17:53:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MARCON.PDF: 2052559 bytes, checksum: 8e57118909759799563fba4f9877dadd (MD5) Previous issue date: 2017-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de sociologiapt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectExame Nacional do Ensino Médiopt_BR
dc.subjectBase currícularpt_BR
dc.subjectPlano Nacional do Livro Didáticopt_BR
dc.titleLivros didáticos de Sociologia : um estudo a partir de conteúdos presentes no ENEM 2016pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Sociais - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARCON.PDF2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.