Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/990
Type: Monografia
Title: Livros didáticos de Sociologia : um estudo a partir de conteúdos presentes no ENEM 2016
Author: Marcon, Carine
First advisor: Pereira, Thiago Ingrassia
metadata.dc.contributor.referee1: Pagliarin, Lidiane Limana Puiati
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Luís Fernando Santos Corrêa da
Resume: A presente pesquisa propõe uma investigação e análise sobre os conteúdos presentes nos livros didáticos de Sociologia vigentes no Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015, através dos conteúdos de Sociologia analisados por esta pesquisa na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio, ENEM 2016. Dentre as 45 questões presentes no caderno de Ciências Humanas e suas Tecnologias do ENEM 2016, foram selecionadas por esta pesquisa dezessete questões que atenderam em seus conteúdos os seguintes critérios de análise e investigação: Orientações Curriculares Nacionais, reflexões que exijam imaginação sociológica e, questões que por um aspecto interdisciplinar exijam conhecimentos sociológicos para a sua resolução. A partir das questões selecionadas e dos conteúdos presentes em cada questão, realizou-se a investigação desses conteúdos dentro dos seis livros didáticos em circulação no PNLD 2015, que em sua vigência de três anos contempla o ano de 2016. As análises articuladas e realizadas por esta pesquisa partem do campo da educação para o ensino de Sociologia, evidenciando a importância da sintonia entre as políticas públicas, currículo, materiais didáticos e o ensino de Sociologia na Educação Básica no Brasil. A partir das análises realizadas, foi possível verificar dois pontos importantes e sugestivos, o primeiro diz respeito à presença marcante da Sociologia no ENEM 2016, configurando 37,8% dos conteúdos do caderno de Ciências Humanas e suas Tecnologias. O segundo demonstra a importância e o caráter decisivo de estudos que se proponham a trabalhar o currículo de Sociologia para o os livros didáticos, dado sua recente inserção no PNLD, após a lei da obrigatoriedade da disciplina de Sociologia.
Keywords: Ensino de sociologia
Livro didático
Exame Nacional do Ensino Médio
Base currícular
Plano Nacional do Livro Didático
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/990
Issue Date: Aug-2017
Appears in Collections:Ciências Sociais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARCON.PDF2 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.