Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/990
Type: Monografia
Título : Livros didáticos de Sociologia : um estudo a partir de conteúdos presentes no ENEM 2016
Author: Marcon, Carine
First advisor: Pereira, Thiago Ingrassia
metadata.dc.contributor.referee1: Pagliarin, Lidiane Limana Puiati
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Luís Fernando Santos Corrêa da
Resume: A presente pesquisa propõe uma investigação e análise sobre os conteúdos presentes nos livros didáticos de Sociologia vigentes no Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015, através dos conteúdos de Sociologia analisados por esta pesquisa na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio, ENEM 2016. Dentre as 45 questões presentes no caderno de Ciências Humanas e suas Tecnologias do ENEM 2016, foram selecionadas por esta pesquisa dezessete questões que atenderam em seus conteúdos os seguintes critérios de análise e investigação: Orientações Curriculares Nacionais, reflexões que exijam imaginação sociológica e, questões que por um aspecto interdisciplinar exijam conhecimentos sociológicos para a sua resolução. A partir das questões selecionadas e dos conteúdos presentes em cada questão, realizou-se a investigação desses conteúdos dentro dos seis livros didáticos em circulação no PNLD 2015, que em sua vigência de três anos contempla o ano de 2016. As análises articuladas e realizadas por esta pesquisa partem do campo da educação para o ensino de Sociologia, evidenciando a importância da sintonia entre as políticas públicas, currículo, materiais didáticos e o ensino de Sociologia na Educação Básica no Brasil. A partir das análises realizadas, foi possível verificar dois pontos importantes e sugestivos, o primeiro diz respeito à presença marcante da Sociologia no ENEM 2016, configurando 37,8% dos conteúdos do caderno de Ciências Humanas e suas Tecnologias. O segundo demonstra a importância e o caráter decisivo de estudos que se proponham a trabalhar o currículo de Sociologia para o os livros didáticos, dado sua recente inserção no PNLD, após a lei da obrigatoriedade da disciplina de Sociologia.
Palabras clave : Ensino de sociologia
Livro didático
Exame Nacional do Ensino Médio
Base currícular
Plano Nacional do Livro Didático
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/990
Fecha de publicación : ago-2017
Aparece en las colecciones: Ciências Sociais - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MARCON.PDF2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.