Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1041
Type: Monografia
Title: Gestão da formação de preços na indústria de artefatos de cimento - estudo de caso na empresa X
Author: Bolzan, Felipe Augusto
First advisor: Dall´Agnol, Roberto Mauro
Resume: O atual cenário mercadológico constantemente mutável têm levado as empresas a buscar estratégias que lhes torne mais competitivas e aptas a permanecer no mercado. Os gestores atualmente tem sua missão dificultada pelo acirramento do mercado, e pela facilidade do acesso a informação por parte dos consumidores. Por outro lado, existem diversas ferramentas preciosas para o auxilio a tomada de decisões gerenciais, inclusive para auxilio no processo de formação de preço de venda. A decisão do preço de venda é uma das decisões mais importantes para a empresa, pois o preço é percebido pelo consumidor e tem seu peso na decisão de compra, por outro lado, é através das receitas obtidas com a venda dos produtos que a empresa deve ser manter no mercado. Tendo como estudo de caso uma indústria de artefatos de cimento, e ciente da importância da formação do preço de venda, teve-se como objetivo geral identificar e aplicar uma sequência de etapas recomendáveis para atender as necessidades de gestão da formação de preços em uma indústria de artefatos de cimento, aplicando o sistema de custeio por absorção. Para tal, realizou-se uma pesquisa descritiva, utilizando-se de um estudo de caso, e quanto a sua abordagem a pesquisa fez uso do método qualitativo. Ao final do estudo, se concluiu que as ferramentas para formação do preço de venda são de grande valia e têm muito a agregar aos gestores na tomada de decisões gerenciais, no planejamento e controle da organização nos diversos níveis gerenciais. A aplicação das etapas de formação do preço de venda mostra valores moderadamente diferentes dos então praticados.
Abstract: The current constantly changing market scenario, have led companies to seek strategies that will make them more competitive and able to remain on the market. Managers currently has its mission hampered by market worsening, and the ease of access to information for consumers. On the other hand, there are many valuable tools to help users making management decisions, including assistance in the sale price formation process. The decision of the selling price is one of the most important decisions for the company because the price is perceived by consumers and has its weight in the buying decision, however, it is through the proceeds from the sale of products that the company should be keeping the market. Taking as a case study a concrete products industry, and aware of the importance of training the selling price, had become the general objective of identifying and implementing a series of recommended steps to meet the management needs of pricing in an industry cement artifacts by applying the costing system by absorption. To this end, we carried out a descriptive study, using a case study, and as its research approach made use of qualitative method. At the end of the study, it was concluded that the tools for training the sales price are of great value and have much to add to managers in making management decisions, planning and organization of control in the various management levels. The application of the sales price formation stages shows moderately different values then practiced.
Keywords: Vantagem competitiva
Vendas
Preço ao consumidor
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1041
Issue Date: 2015
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BOLZAN.pdf2 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.