Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1069
Tipo: Monografia
Título: Diálogos a educação popular e o ensino de sociologia: (re)pensando a escola pública
Autor(es): May, Fernanda
Primeiro Orientador: Pereira, Thiago Ingrassia
Resumo: O presente trabalho tem por propósito refletir sobre as possíveis contribuições do ensino de sociologia para a construção de uma Escola Pública Popular. Considero que os princípios e objetivos esperados pela disciplina de sociologia vão ao encontro de uma proposta diferenciada de escola. Para isso, no primeiro momento, discuto as concepções de Escola Pública e Educação Popular, articuladas na tentativa de explicitar o que entendo por “Escola Pública Popular”. Em seguida, busco construir um diagnóstico da realidade da disciplina de sociologia nas escolas públicas da região da 15ª CRE. Parto da análise dos relatórios correspondentes à disciplina de Estágio Curricular Supervisionado, da primeira turma do curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim. A partir da realidade constatada, identifico que a disciplina de sociologia enfrenta dificuldades para seu desenvolvimento nas escolas, fato que limita as expectativas de que o ensino de sociologia possa contribuir para a reconstrução do modelo escolar vigente, baseado em relações verticalizadas e práticas “bancárias” de educação.
Abstract/Resumen: The present work have the purpose of reflection about the possible contribution of the sociology tuition on the construction of the Public Popular School. The principles and objectives expected by the sociology discipline en counter a different purpose of school. By saying that, in the first moment, the concepts of Public School and Popular Education was discussed, articulate don’t heat tempt of explicit my know ledge of “Public Popular School”. Next, in a search for building a diagnostic of the reality of the sociology discipline at the public schools of the 15th REC zone. Departing from the analysis of there ports corresponding to the discipline of Supervisioned Curricular Internship, from the first class of graduation in Social Science from the Federal University of Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim. According to the reality found, was identified that the discipline of Sociology face obstacles on its development at schools, fact that limits the expectative that the Sociology tuition could contribute to there construction of the actual school model, based on a verticalized relation and “bank” practices of education.
Palavras-chave: Ensino de Sociologia
Educação Popular
Escola Pública
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1069
Data do documento: 25-Set-2017
Aparece nas coleções:Ciências Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MAY.pdf351,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.