Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1079
Type: | Monografia |
Title: | A interação entre narrador, personagem e público em uma obra literária e uma obra cinematográfica: uma quebra de paredes? |
Author: | Machado, Fernanda Kreuz |
First advisor: | Pelá, Cleuza |
metadata.dc.contributor.referee1: | Holter, Serli Genz |
metadata.dc.contributor.referee2: | Teixeira, Ana Cecília Texeira |
Resume: | O tema abordado neste trabalho diz respeito ao processo de interação entre um narrador, uma personagem e um público determinado (leitor/espectador), em obras artístico- literárias e, à análise dos recursos de linguagem (verbal/não-verbal) que os sustentam durante um processo de leitura. E tem por objetivo contribuir com a discussão sobre o uso de diferentes linguagens em situações de ensino/prática de leitura, partindo de dois textos, uma obra literária e uma cinematográfica. Para tanto, consideramos Migliorin (2016); Arrigucci (1998); Moisés (2001) entre outros. E, assim, foram escritas resenhas de literatura técnica em busca de conceitos e perspectivas de trabalho que abordassem o tema escolhido, a descrição de recursos formais (linguístico-textuais), o processo de interação que ocorre durante as duas narrativas, e os recursos de linguagem. Ao término da análise, realizou-se uma comparação entre as duas obras, a fim de verificar como ocorria a interação com o público e quais eram os recursos utilizados para tanto. Com isso, conclui- se que a interação se realiza por meio do uso da metalinguagem, da intertextualidade e do dispositivo narrativo, tendo como foco a sensibilização e atenção do leitor e espectador. |
Abstract: | El tema que se aborda en este trabajo habla a respecto del proceso de interacción entre el narrador, un personaje y un público determinado (lector/espectador) en obras artístico- literarias y, el análisis de los recursos de lenguaje (verbal/no verbal) que los sostienen durante un proceso de lectura. Y tiene por objetivo contribuir con la discusión sobre el uso de diferentes lenguajes en situaciones de enseñanza/práctica de lectura, a partir de dos textos, una obra literaria y una cinematográfica. Por lo tanto consideramos Migliorin (2016); Arrigucci (1998); Moisés (2001) entre otros. Fueron escritas reseñas de literatura técnica en busca de conceptos y perspectivas de trabajo que abordasen el tema escogido, la descripción de los recursos formales (lingüístico-textuales), el proceso de interacción que ocurre durante las dos narrativas, y los recursos de lenguaje. Al término del análisis, se realizó una comparación entre las dos obras, con el fin de verificar como ocurre la interacción con el público y cuáles eran los recursos utilizados para tanto. Por lo tanto, se concluye que la interacción se realiza mediante el uso de la intertextualidad, metalenguaje y el dispositivo narrativo, centrándose en el conocimiento del mundo y la atención del lector y espectador. |
Keywords: | Obra literária Obra cinematográfica Dispositivo narrativo Análise linguística |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Cerro Largo |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1079 |
Issue Date: | 7-Mar-2017 |
Appears in Collections: | Letras |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MACHADO.pdf | 1.89 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.