Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1079
Tipo: | Monografia |
Título: | A interação entre narrador, personagem e público em uma obra literária e uma obra cinematográfica: uma quebra de paredes? |
Autor(es): | Machado, Fernanda Kreuz |
Primeiro Orientador: | Pelá, Cleuza |
Primeiro membro da banca: | Holter, Serli Genz |
Segundo membro da banca: | Teixeira, Ana Cecília Texeira |
Resumo: | O tema abordado neste trabalho diz respeito ao processo de interação entre um narrador, uma personagem e um público determinado (leitor/espectador), em obras artístico- literárias e, à análise dos recursos de linguagem (verbal/não-verbal) que os sustentam durante um processo de leitura. E tem por objetivo contribuir com a discussão sobre o uso de diferentes linguagens em situações de ensino/prática de leitura, partindo de dois textos, uma obra literária e uma cinematográfica. Para tanto, consideramos Migliorin (2016); Arrigucci (1998); Moisés (2001) entre outros. E, assim, foram escritas resenhas de literatura técnica em busca de conceitos e perspectivas de trabalho que abordassem o tema escolhido, a descrição de recursos formais (linguístico-textuais), o processo de interação que ocorre durante as duas narrativas, e os recursos de linguagem. Ao término da análise, realizou-se uma comparação entre as duas obras, a fim de verificar como ocorria a interação com o público e quais eram os recursos utilizados para tanto. Com isso, conclui- se que a interação se realiza por meio do uso da metalinguagem, da intertextualidade e do dispositivo narrativo, tendo como foco a sensibilização e atenção do leitor e espectador. |
Abstract/Resumen: | El tema que se aborda en este trabajo habla a respecto del proceso de interacción entre el narrador, un personaje y un público determinado (lector/espectador) en obras artístico- literarias y, el análisis de los recursos de lenguaje (verbal/no verbal) que los sostienen durante un proceso de lectura. Y tiene por objetivo contribuir con la discusión sobre el uso de diferentes lenguajes en situaciones de enseñanza/práctica de lectura, a partir de dos textos, una obra literaria y una cinematográfica. Por lo tanto consideramos Migliorin (2016); Arrigucci (1998); Moisés (2001) entre otros. Fueron escritas reseñas de literatura técnica en busca de conceptos y perspectivas de trabajo que abordasen el tema escogido, la descripción de los recursos formales (lingüístico-textuales), el proceso de interacción que ocurre durante las dos narrativas, y los recursos de lenguaje. Al término del análisis, se realizó una comparación entre las dos obras, con el fin de verificar como ocurre la interacción con el público y cuáles eran los recursos utilizados para tanto. Por lo tanto, se concluye que la interacción se realiza mediante el uso de la intertextualidad, metalenguaje y el dispositivo narrativo, centrándose en el conocimiento del mundo y la atención del lector y espectador. |
Palavras-chave: | Obra literária Obra cinematográfica Dispositivo narrativo Análise linguística |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Cerro Largo |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1079 |
Data do documento: | 7-Mar-2017 |
Aparece nas coleções: | Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MACHADO.pdf | 1,89 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.