Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1079
Type: Monografia
Title: A interação entre narrador, personagem e público em uma obra literária e uma obra cinematográfica: uma quebra de paredes?
Author: Machado, Fernanda Kreuz
First advisor: Pelá, Cleuza
metadata.dc.contributor.referee1: Holter, Serli Genz
metadata.dc.contributor.referee2: Teixeira, Ana Cecília Texeira
Resume: O tema abordado neste trabalho diz respeito ao processo de interação entre um narrador, uma personagem e um público determinado (leitor/espectador), em obras artístico- literárias e, à análise dos recursos de linguagem (verbal/não-verbal) que os sustentam durante um processo de leitura. E tem por objetivo contribuir com a discussão sobre o uso de diferentes linguagens em situações de ensino/prática de leitura, partindo de dois textos, uma obra literária e uma cinematográfica. Para tanto, consideramos Migliorin (2016); Arrigucci (1998); Moisés (2001) entre outros. E, assim, foram escritas resenhas de literatura técnica em busca de conceitos e perspectivas de trabalho que abordassem o tema escolhido, a descrição de recursos formais (linguístico-textuais), o processo de interação que ocorre durante as duas narrativas, e os recursos de linguagem. Ao término da análise, realizou-se uma comparação entre as duas obras, a fim de verificar como ocorria a interação com o público e quais eram os recursos utilizados para tanto. Com isso, conclui- se que a interação se realiza por meio do uso da metalinguagem, da intertextualidade e do dispositivo narrativo, tendo como foco a sensibilização e atenção do leitor e espectador.
Abstract: El tema que se aborda en este trabajo habla a respecto del proceso de interacción entre el narrador, un personaje y un público determinado (lector/espectador) en obras artístico- literarias y, el análisis de los recursos de lenguaje (verbal/no verbal) que los sostienen durante un proceso de lectura. Y tiene por objetivo contribuir con la discusión sobre el uso de diferentes lenguajes en situaciones de enseñanza/práctica de lectura, a partir de dos textos, una obra literaria y una cinematográfica. Por lo tanto consideramos Migliorin (2016); Arrigucci (1998); Moisés (2001) entre otros. Fueron escritas reseñas de literatura técnica en busca de conceptos y perspectivas de trabajo que abordasen el tema escogido, la descripción de los recursos formales (lingüístico-textuales), el proceso de interacción que ocurre durante las dos narrativas, y los recursos de lenguaje. Al término del análisis, se realizó una comparación entre las dos obras, con el fin de verificar como ocurre la interacción con el público y cuáles eran los recursos utilizados para tanto. Por lo tanto, se concluye que la interacción se realiza mediante el uso de la intertextualidad, metalenguaje y el dispositivo narrativo, centrándose en el conocimiento del mundo y la atención del lector y espectador.
Keywords: Obra literária
Obra cinematográfica
Dispositivo narrativo
Análise linguística
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Cerro Largo
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1079
Issue Date: 7-Mar-2017
Appears in Collections:Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MACHADO.pdf1,89 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.