Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1090
Type: Artigo Cientifico
Título : A corporeidade e a criatividade na educação infantil
Author: Gugel, Aline Paula
First advisor: Loro, Alexandre Paulo
Resume: Este artigo tem como finalidade discutir a importância da corporeidade para a criatividade de crianças (de 02 anos) na Educação Infantil. Surge o interesse desse tema a partir da disciplina „Estágio Curricular Supervisionado na Educação Infantil‟ no ano de 2014 no Centro de Educação Infantil Turma da Mônica, cidade de Palmitos/SC, oferecido no Curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Através de pesquisa bibliográfica, objetivamos trazer contribuições de desenvolvimento humano na perspectiva do teórico Henri Wallon (2007), corporeidade a partir das concepções do filósofo Maurice Merleau-Ponty (2011) e a partir dessas concepções a compreensão de como a criatividade surge na Educação Infantil. Com base nos estudos realizados podemos evidenciar que discutir a importância do movimento corporal na Educação Infantil é um tema relevante perante ao mundo atual na qual nos submetemos em sala de aula. Como resultado dos estudos, entendemos que deve ocorrer a estimulação do movimento do corpo, para que, assim, a criança desenvolva a coordenação motora, papel fundamental na afetividade e na cognição. Desse modo, o agente educativo deverá ter uma visão de criança ativa, que procure o seu bem estar, sendo esse um importante mediador e interlocutor do conhecimento, desenvolvendo na criança uma autonomia própria e também a independência.
Resumen : This article aims to discuss the importance of embodiment for creativity of children (02 years) in Early Childhood Education. Comes the interest of this topic from the discipline 'Supervised in kindergarten' in 2014 at the Children's Education Center Monica, city Palmitos / SC, offered in the School of Education at the Federal University of South Border (UFFS) . Through literature, we aim to bring human development contributions in theoretical perspective Henri Wallon (2007), corporeality from the philosopher Maurice Merleau-Ponty views (2011) and from these conceptions understanding how creativity emerges in early childhood education . Based on the studies we can show to discuss the importance of bodily movement in early childhood education is an important issue before the current world in which we submit in the classroom. As a result of the studies, we believe that should occur stimulation of body movement, so therefore the child to develop motor coordination, key role in affect and cognition. Thus, the educational agent must have an active child's vision, seeking their welfare, making a major mediator and interlocutor of knowledge, developing the child its own autonomy and independence also.
Palabras clave : Ensino e aprendizagem
Criatividade
Educação
Educação infantil
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1090
Fecha de publicación : 2015
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
GUGEL.pdf432,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.