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Tipo: Artigo Cientifico
Título: A formação matemática do pedagogo: um estudo a partir de produções acadêmicas brasileiras
Autor(es): Luz, Alcione Eloira da
Primeiro Orientador: Melo, Marisol Vieira
Resumo: Este artigo tem por objetivo apresentar um panorama de pesquisas sobre a formação matemática do pedagogo, futuros professores dos Anos Iniciais, tendo como base os resumos de teses e dissertações entre os anos de 2000 a 2013, refletindo sobre as propostas curriculares de formação inicial dos Cursos de Pedagogia. A escolha desse período justifica-se pela implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores (2002) e das Diretrizes do Curso de Pedagogia (2006). O trabalho pretende responder a seguinte pergunta: Quais aspectos da formação matemática dos Cursos de Pedagogia tem sido priorizadas nas dissertações e teses brasileiras entre os anos de 2000 a 2013? Este estudo está baseado fundamentalmente em dissertações e teses, do tipo Estado da Arte, tendo Marli André et al. (2002) como uma das grandes pesquisadoras brasileiras sobre a formação de professores; Fiorentini et al. (2002) na formação de professores de matemática e Curi (2005) referente a formação de professores polivalentes. Trata-se de um estudo bibliográfico de abordagem qualitativa. Os resumos de dissertações e teses foram extraídos do portal da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal do Ensino Superior (CAPES), além das bibliotecas digitais das universidades, onde foram encontrados sete trabalhos sobre o tema currículo no Curso de Pedagogia. O resumo destes trabalhos serviram como base para o fichamento e análise dos mesmos, em que foram destacados alguns aspectos como: autor; título; ano; titulação (mestrado e doutorado); palavras-chave, objetivo/questão da pesquisa; metodologia; referencial teórico e, resultados. A análise dos trabalhos citados anteriormente apresentou três aspectos importantes na temática curricular de formação inicial, evidenciando, portanto, os Projetos Pedagógicos dos Cursos; os conteúdos matemáticos e suas metodologias e, as práticas desenvolvidas na formação para a docência. Além disso, as propostas curriculares mostram a importância dos conhecimentos na formação docente, tanto do conhecimento do conteúdo, didático do conteúdo e o conhecimento do currículo, descrito por Shulman. A partir disso, o trabalho realizado permitiu uma reflexão sobre a formação matemática nos Cursos de Pedagogia, de modo que os mesmos possam continuar a formar profissionais conscientes de sua importância para a Educação Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Palavras-chave: Currículo
Matemática
Didática
Ensino
Formação continuada do professor
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1113
Data do documento: 2015
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