Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1113
Tipo: | Artigo Cientifico |
Título: | A formação matemática do pedagogo: um estudo a partir de produções acadêmicas brasileiras |
Autor(es): | Luz, Alcione Eloira da |
Primeiro Orientador: | Melo, Marisol Vieira |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo apresentar um panorama de pesquisas sobre a formação matemática do pedagogo, futuros professores dos Anos Iniciais, tendo como base os resumos de teses e dissertações entre os anos de 2000 a 2013, refletindo sobre as propostas curriculares de formação inicial dos Cursos de Pedagogia. A escolha desse período justifica-se pela implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores (2002) e das Diretrizes do Curso de Pedagogia (2006). O trabalho pretende responder a seguinte pergunta: Quais aspectos da formação matemática dos Cursos de Pedagogia tem sido priorizadas nas dissertações e teses brasileiras entre os anos de 2000 a 2013? Este estudo está baseado fundamentalmente em dissertações e teses, do tipo Estado da Arte, tendo Marli André et al. (2002) como uma das grandes pesquisadoras brasileiras sobre a formação de professores; Fiorentini et al. (2002) na formação de professores de matemática e Curi (2005) referente a formação de professores polivalentes. Trata-se de um estudo bibliográfico de abordagem qualitativa. Os resumos de dissertações e teses foram extraídos do portal da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal do Ensino Superior (CAPES), além das bibliotecas digitais das universidades, onde foram encontrados sete trabalhos sobre o tema currículo no Curso de Pedagogia. O resumo destes trabalhos serviram como base para o fichamento e análise dos mesmos, em que foram destacados alguns aspectos como: autor; título; ano; titulação (mestrado e doutorado); palavras-chave, objetivo/questão da pesquisa; metodologia; referencial teórico e, resultados. A análise dos trabalhos citados anteriormente apresentou três aspectos importantes na temática curricular de formação inicial, evidenciando, portanto, os Projetos Pedagógicos dos Cursos; os conteúdos matemáticos e suas metodologias e, as práticas desenvolvidas na formação para a docência. Além disso, as propostas curriculares mostram a importância dos conhecimentos na formação docente, tanto do conhecimento do conteúdo, didático do conteúdo e o conhecimento do currículo, descrito por Shulman. A partir disso, o trabalho realizado permitiu uma reflexão sobre a formação matemática nos Cursos de Pedagogia, de modo que os mesmos possam continuar a formar profissionais conscientes de sua importância para a Educação Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. |
Palavras-chave: | Currículo Matemática Didática Ensino Formação continuada do professor |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Chapecó |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1113 |
Data do documento: | 2015 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LUZ.pdf | 5,2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.