Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1117
Type: Artigo Cientifico
Title: A práxis pedagógica no ambiente hospitalar, a partir do olhar de uma pedagoda
Author: Baumer, Gabrielle Cristina
Silva, Lilian da
First advisor: Bitencourt, Julia Valeria de Oliveira Vargas
Resume: A Pedagogia Hospitalar é uma área da educação importante para garantir o direito das crianças e ou adolescentes que por algum motivo de enfermidade estejam afastados da escola e se encontram hospitalizados. Esta pesquisa teve como objetivo compreender a práxis pedagógica no ambiente hospitalar, a partir do olhar de uma pedagoga. Estudo com abordagem qualitativa, cujo método é a história oral que permite visualizar a experiencia vivida. Participou do estudo a única pedagoga hospitalar atuante na cidade. Foram realizadas duas entrevistas em novembro de 2014, após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa, cujo protocolo é: 856276. Na análise elencou-se duas categorias: Origem da classe hospitalar, o processo de formação e legislação; A prática pedagógica com suas potencialidades e fragilidades. Destaca-se que apesar da Pedagogia Hospitalar ser antiga, na cidade em foco, ela esta presente desde 2002 através de uma prerrogativa legal. Observouse que a criança/adolescente obtem a continuidade em seus estudos, qualificando o retorno a sua classe escolar. Projetos são desenvolvidos em aderência as proposições escolares, promovendo a inclusão. As fragilidades relacionam-se a área fisica para o atendimento hospitalar, a inconsistente parceria com as escolas de origem no envio dos conteúdos a serem ministrados o desconhecimento da equipe de saúde e familia sobre esta legislação. Desta maneira, esta pesquisa ampliou os estudos sobre a pedagogia hospitalar, considerando a escassez dos mesmos, auxiliando na formação de professores uma vez que os dados poderão servir para a discussão da inclusão social e escolar, tema presente na política educacional brasileira.
Abstract: The Hospital Pedagogy is an area of important education to ensure the right of children and adolescents and that for some reason of infirmity are away from the school and are hospitalized. This research aimed at understanding the pedagogical practice in the hospital, from the look of an educator. Qualitative study, whose method is oral history that lets you view the lived experience. He participated in the study the only active educator hospital in the city. Two interviews were held in November 2014 after approval by the Research Ethics Committee, whose protocol is: 856276. The analysis is has listed two categories: Origin of hospital class, the training process and legislation; The pedagogical practice with their strengths and weaknesses. It is noteworthy that in spite of Hospital Pedagogy be old in the city in focus, it is present since 2002 through a legal prerogative. It was observed that the child / adolescent get continuity in their studies, qualifying the return to their school class. Projects are developed in adherence school propositions, promoting inclusion. The weaknesses are related to the physical area for hospital care, the inconsistent partnership with home schools in sending the content to be taught the lack of health staff and family on this legislation. Thus, this research expanded studies of hospital pedagogy, considering the lack thereof, assisting in teacher training since the data may serve for the discussion of social and educational inclusion, this theme in Brazilian educational policy.
Keywords: Assistência hospitalar
Inclusão escolar
Legislação
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1117
Issue Date: 2015
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BAUMER e SILVA.pdf753.25 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.