Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1129
Tipo: Artigo Cientifico
Título: Contribuição da literatura para a aprendizagem na educação infantil
Autor(es): Jesus, Cleocimara Fortes de
Menegatti, Jaqueline
Primeiro Orientador: Moura, Neide Cardoso de
Resumo: O presente artigo é um trabalho de conclusão do curso de licenciatura em pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, que tem por objetivo compreender a contribuição da literatura infantil para a aprendizagem das crianças na Educação Infantil. A metodologia utilizada foi à pesquisa bibliográfica. Sabemos o quanto a literatura infantil é importante para aprendizagem e também para o desenvolvimento da criança, porém muitas instituições de ensino acabam negligenciando sobre o papel fundamental que exerce a literatura infantil. Nesse sentido percebe-se a necessidade de oferecer às crianças, oportunidades de contato com a literatura infantil de forma prazerosa. Sabe-se que a literatura infantil desempenha um papel fundamental, que vai além da aprendizagem sistematizada, também deve oportunizar o desenvolvimento da reflexão crítica e criativa do aluno. A partir dessas considerações, é possível acreditar que a literatura infantil contribui muito para a formação de um leitor, principalmente quando as leituras provocam indagações, estimulando assim a curiosidade e proporcionando a produção de novos conhecimentos as crianças. Por isso buscamos aqui resgatar e mostrar a importância da literatura infantil no contexto da educação infantil, conhecer a história da infância e descrever o papel do professor mediador em sala de aula.
Abstract/Resumen: The present article is a final work of the graduation course in Pedagogy at the Universidade Federal da FronteiraSul – UFFS. This study has the objective to understand the contribution of the children’s Literature to the children’s learning in the Fundamental Education. The methodology used was the bibliographic research. We know how important the children’s Literature is to the learning and to the child’s development as well. However, many educational institutions end up neglecting on the fundamental role children’s Literature has. In this sense, we see the need to offer children the opportunities to be in contact with children’s Literature in a pleasurable way. It is known that children’s Literature plays a key role that goes beyond the systematic learning. It should also provide the opportunity to develop the students’ critical and creative reflection. From these considerations, it is possible to believe that children’s Literature contributes a lot to the formation of a reader, especially when the literary cause investigations, thus stimulating curiosity and providing the production of the new knowledge to children. Thus, our aim is to rescue and show the importance of children’s Literature in the context of early childhood education, to know the history of childhood and describes the role of a teacher as mediator in the classroom.
Palavras-chave: Aprendizagem
Educação infantil
Literatura infanto-juvenil
Professor
Ensino e aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1129
Data do documento: 2015
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JESUS e MENEGATTTI.pdf695,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.