Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1129
Type: | Artigo Cientifico |
Título : | Contribuição da literatura para a aprendizagem na educação infantil |
Author: | Jesus, Cleocimara Fortes de Menegatti, Jaqueline |
First advisor: | Moura, Neide Cardoso de |
Resume: | O presente artigo é um trabalho de conclusão do curso de licenciatura em pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, que tem por objetivo compreender a contribuição da literatura infantil para a aprendizagem das crianças na Educação Infantil. A metodologia utilizada foi à pesquisa bibliográfica. Sabemos o quanto a literatura infantil é importante para aprendizagem e também para o desenvolvimento da criança, porém muitas instituições de ensino acabam negligenciando sobre o papel fundamental que exerce a literatura infantil. Nesse sentido percebe-se a necessidade de oferecer às crianças, oportunidades de contato com a literatura infantil de forma prazerosa. Sabe-se que a literatura infantil desempenha um papel fundamental, que vai além da aprendizagem sistematizada, também deve oportunizar o desenvolvimento da reflexão crítica e criativa do aluno. A partir dessas considerações, é possível acreditar que a literatura infantil contribui muito para a formação de um leitor, principalmente quando as leituras provocam indagações, estimulando assim a curiosidade e proporcionando a produção de novos conhecimentos as crianças. Por isso buscamos aqui resgatar e mostrar a importância da literatura infantil no contexto da educação infantil, conhecer a história da infância e descrever o papel do professor mediador em sala de aula. |
Resumen : | The present article is a final work of the graduation course in Pedagogy at the Universidade Federal da FronteiraSul – UFFS. This study has the objective to understand the contribution of the children’s Literature to the children’s learning in the Fundamental Education. The methodology used was the bibliographic research. We know how important the children’s Literature is to the learning and to the child’s development as well. However, many educational institutions end up neglecting on the fundamental role children’s Literature has. In this sense, we see the need to offer children the opportunities to be in contact with children’s Literature in a pleasurable way. It is known that children’s Literature plays a key role that goes beyond the systematic learning. It should also provide the opportunity to develop the students’ critical and creative reflection. From these considerations, it is possible to believe that children’s Literature contributes a lot to the formation of a reader, especially when the literary cause investigations, thus stimulating curiosity and providing the production of the new knowledge to children. Thus, our aim is to rescue and show the importance of children’s Literature in the context of early childhood education, to know the history of childhood and describes the role of a teacher as mediator in the classroom. |
Palabras clave : | Aprendizagem Educação infantil Literatura infanto-juvenil Professor Ensino e aprendizagem |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Chapecó |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI : | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1129 |
Fecha de publicación : | 2015 |
Aparece en las colecciones: | Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
JESUS e MENEGATTTI.pdf | 695.76 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.