Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1143
Tipo: Dissertação
Título: A exclusão intraescolar e suas relações com o currículo: percepções a partir da proposta curricular de Santa Catarina
Autor(es): Souza, Estelamaris Galiazzi
Primeiro Orientador: Santos, Claudecir dos
Resumo: Esta pesquisa versa sobre a exclusão intraescolar e suas relações com o currículo, tendo como objeto de estudo a Proposta Curricular de Santa Catarina. Procuramos discorrer sobre a educação enquanto atividade prática e pedagógica, sobre o currículo enquanto conceito educacional e sobre a exclusão intraescolar. Questionamos sobre como o currículo é compreendido na Proposta Curricular e se há aspectos de exclusão intraescolar presentes nos discursos deste documento. Elencamos como problema de pesquisa a seguinte inquirição: a Proposta Curricular do estado de Santa Catarina poderá ser considerada como um documento que aponta possibilidades de enfrentamento ou minimização da exclusão intraescolar? Com relação aos objetivos, a pesquisa procura: i) explicitar os caminhos metodológicos assumidos para o desenvolvimento desse estudo, bem como os caminhos correlatos; ii) realizar revisão teórica sobre políticas públicas e educacionais e currículo; iii) localizar historicamente a Proposta Curricular e refletir sobre seus aspectos históricos, epistemológicos e pedagógicos; iv) enfocar a exclusão intraescolar através das categorias relacionadas ao documento em análise. No que se refere à metodologia, o estudo deu-se através da pesquisa dos componentes teóricos sobre o tema, da análise do histórico de constituição da Proposta Curricular e análise das categorias: tempo, matriz curricular, discursos hegemônicos, aprendizagem e percurso formativo. Como conclusão da pesquisa é de nosso entendimento que a exclusão intraescolar está presente nos discursos de todos os cadernos da Proposta Curricular, mesmo que muitas vezes de forma velada. Relacionamos a existência desta exclusão às políticas públicas pouco eficazes bem como aos fatores extraescolares da vida dos estudantes. Concluímos também que a escola poderá se constituir em um espaço de combate à exclusão através de projetos de ensino, cuidadosamente pensados e executados com vistas a contribuir para a formação humana.
Abstract/Resumen: This research approaches the intra-school exclusion and its relations with the curriculum, having as object of study the Curricular Proposal of Santa Catarina. We seek to discuss education as a practical and pedagogical activity, curriculum as an educational concept and about intra-school exclusion. We questioned how the curriculum is understood in the Curricular Proposal and if there are aspects of intraschool exclusion present in the discourses of this document. We list as a research topic the following questions: Can the Curricular Proposal of the state of Santa Catarina be considered as a document that points out possibilities for facing or minimizing intra-school exclusion? With regard to the objectives, the research seeks to: i) explain the methodological paths taken for the development of this study, as well as the correlated paths; ii) carry out theoretical revision on public and educational policies and curriculum; iii) historically locate the Curricular Proposal and reflect on its historical, epistemological and pedagogical aspects; iv) to focus on intra-school exclusion through the categories related to the document under analysis. About the methodology, the study was carried out through the research of the theoretical components on the subject, analysis of the historical construction of the Curriculum Proposal and, analysis of the categories: time, curricular matrix, hegemonic discourses, learning and formative course. As conclusion of the research is our understanding that the intra-school exclusion is present in the discourses of every Curricular Proposal books, often in a veiled way. We relate the existence of this exclusion to the ineffective public policies as well as the extracurricular factors of students' lives. We also conclude that the school can be a space to combat exclusion through teaching projects carefully thinked and implemented aimed at contributing to human formation.
Palavras-chave: Currículos e programas
Educação
Prática de ensino
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1143
Data do documento: 2017
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SOUZA.pdf4,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.