Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1144
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Petry, Oto João-
dc.contributor.advisor-co1Pasqualli, Roberta-
dc.creatorOberderfer, Lara Popov Zambiasi Bazzi-
dc.date2017-07-21-
dc.date.accessioned2017-10-03T11:54:28Z-
dc.date.available2017-09-29-
dc.date.available2017-10-03T11:54:28Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1144-
dc.description.abstractCurrently there are several instruments available to assist in the collection and organization of information. However, most of them are systems focused on administrative control, such as financial systems and people management or student control, such as frequency control and evaluation information. The software that helps in the evaluation of the institutional quality of the basic school is rare. In this work, a software model for the management of the school is presented to improve its ways of evaluating school quality, with the intention of being an instrument of communication and participation, through evaluation indicators, for the whole school community. The elaboration of the modeling presupposed a reasoned requirement analysis and the design of software modeling that resulted in the artifacts and the validation of the requirement specification. The study is part of the Education Policy Research Line of the Post-Graduation Program in Education of the Federal University of the Southern Frontier, Campus Chapecó and has the intention of proposing a tool that the school management of basic school education can use to help develop an educational proposal aligned with the social quality emancipating the school.pt_BR
dc.description.resumoAtualmente existem vários instrumentos capazes de auxiliar na coleta e na organização de informações. Entretanto, em sua maioria, são sistemas voltados ao controle administrativo e burocrático. São raros os softwares que auxiliam na avaliação da qualidade institucional da escola básica. Neste trabalho, apresenta-se uma modelagem de software para a gestão da escola aprimorar as suas formas de avaliar a qualidade escolar, com a intenção de que seja um instrumento de comunicação e participação, por meio de indicadores de avaliação, para toda comunidade escolar. A elaboração da modelagem pressupôs uma análise de requisitos já fundamentada e a concepção de uma modelagem de software que resultou nos artefatos e na validação da especificação de requisitos. O estudo se insere na Linha de Pesquisa de Políticas Educacionais do Programa de PósGraduação em Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó e tem como intencionalidade a proposição de uma ferramenta que a gestão escolar da educação escolar básica possa lançar mão para auxiliar no desenvolvimento de uma proposta educativa alinhada com a qualidade social emancipadora da escola.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jeferson Rodrigues de Lima (jeferson.lima@uffs.edu.br) on 2017-09-29T16:06:58Z No. of bitstreams: 1 OBERDERFER.pdf: 2107179 bytes, checksum: 01f2d2e9009c24e9e1f457d3fd5db67e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-10-03T11:54:28Z (GMT) No. of bitstreams: 1 OBERDERFER.pdf: 2107179 bytes, checksum: 01f2d2e9009c24e9e1f457d3fd5db67e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-10-03T11:54:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 OBERDERFER.pdf: 2107179 bytes, checksum: 01f2d2e9009c24e9e1f457d3fd5db67e (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação-
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliação institucionalpt_BR
dc.subjectAdministração da educaçãopt_BR
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectQualidade da educaçãopt_BR
dc.subjectSoftwarespt_BR
dc.titleModelagem de software para a avaliação da qualidade na educação básicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.levelMestradopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OBERDERFER.pdf2,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.