Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1144
Type: Dissertação
Título : Modelagem de software para a avaliação da qualidade na educação básica
Author: Oberderfer, Lara Popov Zambiasi Bazzi
First advisor: Petry, Oto João
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Pasqualli, Roberta
Resume: Atualmente existem vários instrumentos capazes de auxiliar na coleta e na organização de informações. Entretanto, em sua maioria, são sistemas voltados ao controle administrativo e burocrático. São raros os softwares que auxiliam na avaliação da qualidade institucional da escola básica. Neste trabalho, apresenta-se uma modelagem de software para a gestão da escola aprimorar as suas formas de avaliar a qualidade escolar, com a intenção de que seja um instrumento de comunicação e participação, por meio de indicadores de avaliação, para toda comunidade escolar. A elaboração da modelagem pressupôs uma análise de requisitos já fundamentada e a concepção de uma modelagem de software que resultou nos artefatos e na validação da especificação de requisitos. O estudo se insere na Linha de Pesquisa de Políticas Educacionais do Programa de PósGraduação em Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó e tem como intencionalidade a proposição de uma ferramenta que a gestão escolar da educação escolar básica possa lançar mão para auxiliar no desenvolvimento de uma proposta educativa alinhada com a qualidade social emancipadora da escola.
Resumen : Currently there are several instruments available to assist in the collection and organization of information. However, most of them are systems focused on administrative control, such as financial systems and people management or student control, such as frequency control and evaluation information. The software that helps in the evaluation of the institutional quality of the basic school is rare. In this work, a software model for the management of the school is presented to improve its ways of evaluating school quality, with the intention of being an instrument of communication and participation, through evaluation indicators, for the whole school community. The elaboration of the modeling presupposed a reasoned requirement analysis and the design of software modeling that resulted in the artifacts and the validation of the requirement specification. The study is part of the Education Policy Research Line of the Post-Graduation Program in Education of the Federal University of the Southern Frontier, Campus Chapecó and has the intention of proposing a tool that the school management of basic school education can use to help develop an educational proposal aligned with the social quality emancipating the school.
Palabras clave : Avaliação institucional
Administração da educação
Política educacional
Qualidade da educação
Softwares
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Name of Program of Postgraduate studies: Programa de Pós-Graduação em Educação
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1144
Fecha de publicación : 2017
metadata.dc.level: Mestrado
Aparece en las colecciones: Programa de Pós-Graduação em Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
OBERDERFER.pdf2,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.