Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1169
Tipo: Monografia
Título: O currículo da educação de jovens e adultos: interfaces entre os conhecimentos científicos e populares
Autor(es): Lira, Jéssica Casa
Primeiro Orientador: Sanceverino, Adriana Regina
Primeiro membro da banca: Sanceverino, Adriana Regina
Segundo membro da banca: Sartori, Jerônimo
Terceiro membro da banca: Destri, Vivian
Resumo: O presente trabalho expõe os resultados de uma pesquisa que buscou a compreensão acerca da centralidade do conhecimento no currículo da Educação de Jovens e Adultos/EJA, tendo como objetivo principal estudar o currículo da EJA, analisando qual é o nível de articulação entre o conhecimento sistematizado pelas ciências naturais e sociais com aquele desenvolvido pelo(a) aluno(a) no seu cotidiano. É sabido que o currículo é carregado pelas relações de poder que permeia a sociedade na qual a escola está inserida, assim, é relevante compreender se a concepção de currículo adotada visa emancipar os sujeitos ou reproduzir as condições vigentes. Para tanto realizou-se um estudo bibliográfico, levantando os principais estudiosos e suas concepções sobre educação popular, EJA e currículo. Posteriormente, realizamos uma análise documental, desenvolvendo uma pesquisa bibliométrica no site da ANPED, a fim de realizar um levantamento do panorama atual das publicações nessas áreas e um estudo de quatro Projetos Político Pedagógicos de escolas brasileiras, tentando delinear as concepções de currículo presentes e em que aspectos essas se aproximam ou se distanciam dos documentos legais. Finalmente, observamos que, apesar de comemorarmos vinte anos da publicação da lei que rege o ensino brasileiro, muitos são os avanços que ainda temos que alcançar principalmente no que se refere à formação inicial e continuada de qualidade dos professores, a importância da mediação e do protagonismo dos(as) estudantes.
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos
Projeto político pedagógico
EJA
Currículo
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1169
Data do documento: 12-Jan-2017
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LIRA.pdf725,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.