Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1169
Tipo: | Monografia |
Título: | O currículo da educação de jovens e adultos: interfaces entre os conhecimentos científicos e populares |
Autor(es): | Lira, Jéssica Casa |
Primeiro Orientador: | Sanceverino, Adriana Regina |
Primeiro membro da banca: | Sanceverino, Adriana Regina |
Segundo membro da banca: | Sartori, Jerônimo |
Terceiro membro da banca: | Destri, Vivian |
Resumo: | O presente trabalho expõe os resultados de uma pesquisa que buscou a compreensão acerca da centralidade do conhecimento no currículo da Educação de Jovens e Adultos/EJA, tendo como objetivo principal estudar o currículo da EJA, analisando qual é o nível de articulação entre o conhecimento sistematizado pelas ciências naturais e sociais com aquele desenvolvido pelo(a) aluno(a) no seu cotidiano. É sabido que o currículo é carregado pelas relações de poder que permeia a sociedade na qual a escola está inserida, assim, é relevante compreender se a concepção de currículo adotada visa emancipar os sujeitos ou reproduzir as condições vigentes. Para tanto realizou-se um estudo bibliográfico, levantando os principais estudiosos e suas concepções sobre educação popular, EJA e currículo. Posteriormente, realizamos uma análise documental, desenvolvendo uma pesquisa bibliométrica no site da ANPED, a fim de realizar um levantamento do panorama atual das publicações nessas áreas e um estudo de quatro Projetos Político Pedagógicos de escolas brasileiras, tentando delinear as concepções de currículo presentes e em que aspectos essas se aproximam ou se distanciam dos documentos legais. Finalmente, observamos que, apesar de comemorarmos vinte anos da publicação da lei que rege o ensino brasileiro, muitos são os avanços que ainda temos que alcançar principalmente no que se refere à formação inicial e continuada de qualidade dos professores, a importância da mediação e do protagonismo dos(as) estudantes. |
Palavras-chave: | Educação de jovens e adultos Projeto político pedagógico EJA Currículo |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Erechim |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1169 |
Data do documento: | 12-Jan-2017 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LIRA.pdf | 725,55 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.