Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1178
Type: Dissertação
Título : A modelagem matemática como prática pedagógica no ensino médio integrado em administração do IFSC - Caçador
Author: Fernandes, Flávio
First advisor: Petry, Vitor José
Resume: O ensino técnico é um campo fértil de exploração de experiências práticas para a aplicação de conceitos de Matemática, gerando um enriquecimento nas possibilidades de propostas pedagógicas para as aulas de Matemática. Este trabalho explora referenciais bibliográficos e apresenta resultados da aplicação de uma proposta pedagógica de Modelagem Matemática no Ensino para uma turma do Módulo II do Ensino Médio Integrado em Administração do Instituto Federal de Santa Catarina – campus Caçador. Com a aplicação da Modelagem Matemática voltada para a criação de empresas fictícias, os alunos tiveram a oportunidade de aprender conteúdos curriculares associados a sua formação técnica, unindo a teoria, a prática e desenvolvendo do senso empreendedor no trabalho em grupo. Desta forma, os conceitos de Matemática relacionados a funções, proporções, conversão de unidades de medidas, gráficos, tabelas, uso de ferramentas tecnológicas, dentre outros foram explorados e aprofundados a partir de situações oriundas dos problemas trazidos pelos próprios alunos. Com este trabalho é possível identificar que a abordagem da Modelagem Matemática para o Ensino de Matemática evidencia fatores interdisciplinares, motivacionais e interpessoais além de oportunizar a exploração e a aprendizagem de conceitos curriculares de Matemática a partir da exploração e pesquisa de situações reais. Desafios e perspectivas acerca desta prática pedagógica também são elementos apresentados neste trabalho.
Resumen : The technical instruction is a fertile field of practical experiences exploration for the Mathematics application concepts, generating enrichment in the possibilities of pedagogical proposals for the classes of Mathematics. This work explores bibliographic references and presents results of a pedagogical Mathematical Modeling proposal application in teaching for a class of Integrated in Administration class in the Federal Institute of Santa Catarina - Caçador. With the application of Mathematical Modeling aimed at the creation of fictitious companies, students had the opportunity to learn curricular contents associated to their technical training, uniting theory, practice and developing the entrepreneurial sense in group work. In this way, the Mathematics concepts related to functions, proportions, units conversion, measures, graphs, tables, use of technological tools, among others were explored and deepened from situations arising from the problems brought by the students themselves. With this work it is possible to identify that the approach of Mathematical Modeling for Teaching Mathematics evidences interdisciplinary, motivational and interpersonal factors besides opportuning the exploration and learning of curricular Mathematics concepts from the exploration and research of real situations. Challenges and perspectives about this pedagogical practice are also presented in this paper.
Palabras clave : Didática
Ensino
Modelos matemáticos
Ensino profissional e técnico
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Name of Program of Postgraduate studies: Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática em Rede Nacional
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1178
Fecha de publicación : 2016
metadata.dc.level: Mestrado Profissional
Aparece en las colecciones: Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática em Rede Nacional

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
FERNANDES.pdf2,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.