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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1193
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Bittencourt, Zoraia Aguiar | - |
dc.creator | Dembinski, Analice Dors | - |
dc.date | 2014-12-19 | - |
dc.date.accessioned | 2017-10-05T18:56:49Z | - |
dc.date.available | 2017-10-05T18:56:49Z | - |
dc.date.issued | 2017-09-25 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1193 | - |
dc.description.resumo | A presente pesquisa propõe uma reflexão sobre a temática da repercussão da Internacionalização das políticas educacionais no currículo da Educação Infantil, especialmente nas práticas de leitura e escrita propostas na transição para o Ensino Fundamental. Considerando que as crianças da Educação Infantil têm especificidades diferentes das que estão no Ensino Fundamental, tanto a organização curricular quanto a estrutural, propostas para cada etapa devem considerar essas especificidades a fim de assegurá-las, o que nem sempre acontece. Neste sentido, é importante salientar que esse processo sofre profundas interferências das Políticas Educacionais, que, por sua vez, são influenciadas por organismos internacionais, os quais intervêm na elaboração dos documentos e materiais norteadores e propõem aos países considerados em desenvolvimento ações para mudanças nas disparidades econômicas, sociais e culturais, como no processo de alfabetização, por exemplo, em troca de empréstimos e financiamentos. Diante disso, faz-se necessário analisar e investigar como os conteúdos de leitura e escrita da Educação Infantil podem estar sendo influenciados e incentivados pelas políticas internacionais voltadas para preparação para o Ensino Fundamental. A metodologia utilizada nesta pesquisa é bibliográfica e documental, tendo como fonte livros, artigos, teses, documentos legais e pedagógicos relacionados ao assunto pesquisado. A análise realizou-se a partir da comparação entre as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (DCNEI) e um Plano de Estudos de um município do Alto Uruguai. Este estudo revelou que as recomendações e critérios respectivos à leitura e escrita presentes nos dois documentos, em sua maioria, se assemelham, contribuindo para a concretização das metas educacionais. Além disso, a falta de conhecimento dos profissionais da área sobre a temática contribui para que organizem seus Planos de Estudos desconsiderando se essas interferências são realmente significativas, bem como suas consequências na qualidade do ensino, uma vez que repercutem o que está sendo proposto pelos documentos oficiais sem uma análise mais aprofundada. Desse modo, os conteúdos de leitura e escrita estão voltados para uma antecipação do Ensino Fundamental e, consequentemente, uma preparação para as avaliações externas. Conclui-se que a realização de estudos sobre as políticas educacionais, bem como a busca por propostas diferenciadas, são essenciais para promover um olhar mais atento, que considere realmente as especificidades e os interesses das crianças, algo que vem sendo desconsiderado nas medidas de homogeneização da educação. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Timelys Anthony Lira da Cruz (timelys.cruz@uffs.edu.br) on 2017-09-25T13:11:25Z No. of bitstreams: 1 DEMBINSKI.pdf: 919268 bytes, checksum: 0b97cd399fd0250b9489defe697901db (MD5) | en |
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dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-10-05T18:56:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DEMBINSKI.pdf: 919268 bytes, checksum: 0b97cd399fd0250b9489defe697901db (MD5) Previous issue date: 2017-09-25 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Internacionalização das Políticas Educacionais | pt_BR |
dc.subject | Currículo na Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Práticas de Leitura e Escrita na Educação Infantil | pt_BR |
dc.title | Currículo da educação infantil: políticas educacionais produzindo práticas de leitura e escrita | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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