Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1193
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Bittencourt, Zoraia Aguiar-
dc.creatorDembinski, Analice Dors-
dc.date2014-12-19-
dc.date.accessioned2017-10-05T18:56:49Z-
dc.date.available2017-10-05T18:56:49Z-
dc.date.issued2017-09-25-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1193-
dc.description.resumoA presente pesquisa propõe uma reflexão sobre a temática da repercussão da Internacionalização das políticas educacionais no currículo da Educação Infantil, especialmente nas práticas de leitura e escrita propostas na transição para o Ensino Fundamental. Considerando que as crianças da Educação Infantil têm especificidades diferentes das que estão no Ensino Fundamental, tanto a organização curricular quanto a estrutural, propostas para cada etapa devem considerar essas especificidades a fim de assegurá-las, o que nem sempre acontece. Neste sentido, é importante salientar que esse processo sofre profundas interferências das Políticas Educacionais, que, por sua vez, são influenciadas por organismos internacionais, os quais intervêm na elaboração dos documentos e materiais norteadores e propõem aos países considerados em desenvolvimento ações para mudanças nas disparidades econômicas, sociais e culturais, como no processo de alfabetização, por exemplo, em troca de empréstimos e financiamentos. Diante disso, faz-se necessário analisar e investigar como os conteúdos de leitura e escrita da Educação Infantil podem estar sendo influenciados e incentivados pelas políticas internacionais voltadas para preparação para o Ensino Fundamental. A metodologia utilizada nesta pesquisa é bibliográfica e documental, tendo como fonte livros, artigos, teses, documentos legais e pedagógicos relacionados ao assunto pesquisado. A análise realizou-se a partir da comparação entre as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (DCNEI) e um Plano de Estudos de um município do Alto Uruguai. Este estudo revelou que as recomendações e critérios respectivos à leitura e escrita presentes nos dois documentos, em sua maioria, se assemelham, contribuindo para a concretização das metas educacionais. Além disso, a falta de conhecimento dos profissionais da área sobre a temática contribui para que organizem seus Planos de Estudos desconsiderando se essas interferências são realmente significativas, bem como suas consequências na qualidade do ensino, uma vez que repercutem o que está sendo proposto pelos documentos oficiais sem uma análise mais aprofundada. Desse modo, os conteúdos de leitura e escrita estão voltados para uma antecipação do Ensino Fundamental e, consequentemente, uma preparação para as avaliações externas. Conclui-se que a realização de estudos sobre as políticas educacionais, bem como a busca por propostas diferenciadas, são essenciais para promover um olhar mais atento, que considere realmente as especificidades e os interesses das crianças, algo que vem sendo desconsiderado nas medidas de homogeneização da educação.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Timelys Anthony Lira da Cruz (timelys.cruz@uffs.edu.br) on 2017-09-25T13:11:25Z No. of bitstreams: 1 DEMBINSKI.pdf: 919268 bytes, checksum: 0b97cd399fd0250b9489defe697901db (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-10-05T18:56:49Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DEMBINSKI.pdf: 919268 bytes, checksum: 0b97cd399fd0250b9489defe697901db (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-10-05T18:56:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DEMBINSKI.pdf: 919268 bytes, checksum: 0b97cd399fd0250b9489defe697901db (MD5) Previous issue date: 2017-09-25en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInternacionalização das Políticas Educacionaispt_BR
dc.subjectCurrículo na Educação Infantilpt_BR
dc.subjectPráticas de Leitura e Escrita na Educação Infantilpt_BR
dc.titleCurrículo da educação infantil: políticas educacionais produzindo práticas de leitura e escritapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DEMBINSKI.pdf897,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.