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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1193
Tipo: | Monografia |
Título: | Currículo da educação infantil: políticas educacionais produzindo práticas de leitura e escrita |
Autor(es): | Dembinski, Analice Dors |
Primeiro Orientador: | Bittencourt, Zoraia Aguiar |
Resumo: | A presente pesquisa propõe uma reflexão sobre a temática da repercussão da Internacionalização das políticas educacionais no currículo da Educação Infantil, especialmente nas práticas de leitura e escrita propostas na transição para o Ensino Fundamental. Considerando que as crianças da Educação Infantil têm especificidades diferentes das que estão no Ensino Fundamental, tanto a organização curricular quanto a estrutural, propostas para cada etapa devem considerar essas especificidades a fim de assegurá-las, o que nem sempre acontece. Neste sentido, é importante salientar que esse processo sofre profundas interferências das Políticas Educacionais, que, por sua vez, são influenciadas por organismos internacionais, os quais intervêm na elaboração dos documentos e materiais norteadores e propõem aos países considerados em desenvolvimento ações para mudanças nas disparidades econômicas, sociais e culturais, como no processo de alfabetização, por exemplo, em troca de empréstimos e financiamentos. Diante disso, faz-se necessário analisar e investigar como os conteúdos de leitura e escrita da Educação Infantil podem estar sendo influenciados e incentivados pelas políticas internacionais voltadas para preparação para o Ensino Fundamental. A metodologia utilizada nesta pesquisa é bibliográfica e documental, tendo como fonte livros, artigos, teses, documentos legais e pedagógicos relacionados ao assunto pesquisado. A análise realizou-se a partir da comparação entre as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (DCNEI) e um Plano de Estudos de um município do Alto Uruguai. Este estudo revelou que as recomendações e critérios respectivos à leitura e escrita presentes nos dois documentos, em sua maioria, se assemelham, contribuindo para a concretização das metas educacionais. Além disso, a falta de conhecimento dos profissionais da área sobre a temática contribui para que organizem seus Planos de Estudos desconsiderando se essas interferências são realmente significativas, bem como suas consequências na qualidade do ensino, uma vez que repercutem o que está sendo proposto pelos documentos oficiais sem uma análise mais aprofundada. Desse modo, os conteúdos de leitura e escrita estão voltados para uma antecipação do Ensino Fundamental e, consequentemente, uma preparação para as avaliações externas. Conclui-se que a realização de estudos sobre as políticas educacionais, bem como a busca por propostas diferenciadas, são essenciais para promover um olhar mais atento, que considere realmente as especificidades e os interesses das crianças, algo que vem sendo desconsiderado nas medidas de homogeneização da educação. |
Palavras-chave: | Internacionalização das Políticas Educacionais Currículo na Educação Infantil Práticas de Leitura e Escrita na Educação Infantil |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1193 |
Data do documento: | 25-Set-2017 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
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