Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1195
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Gonçalves, Ana Cecilia Teixeira-
dc.contributor.referee1Schneiders, Caroline Mallmann-
dc.contributor.referee2Batista, Jeize de Fátima-
dc.creatorSchmechel, Rosana-
dc.date2017-07-06-
dc.date.accessioned2017-10-05T18:59:53Z-
dc.date.available2017-09-06-
dc.date.available2017-10-05T18:59:53Z-
dc.date.issued2017-07-06-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1195-
dc.description.abstractEl presente trabajo tuvo como objetivo conocer y analizar la propuesta metodológica ofrecida por el profesor Mikhail Bakhtin, por vuelta de los años 1942-1945, cuando era profesor de la enseñanza básica en Rusia. Además de eso, basado en la teoría bakhtiniana, el trabajo presentará un análisis de un capítulo de un libro didáctico que pertenece al Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), a partir de la cual buscamos verificar si los aspectos estilísticos son presentados aliados a la enseñanza de lengua. Para justificar nuestros presupuestos, buscamos orientaciones teórico-metodológicas fundamentadas en las obras del Círculo de Bakhtin. La presente pesquisa, de base bibliográfica y cualitativa, fue fundamental para presentar un concepto “borrado” de la enseñanza de lengua – la estilística – y, de la misma forma, para justificar porque su uso tiene tan gran importancia y puede contribuir para mejorar la enseñanza de Lengua Portuguesa en Brasil.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho teve como objetivo conhecer e analisar a proposta metodológica oferecida pelo professor Mikhail Bakhtin, por volta dos anos 1942 – 1945, quando era professor do ensino básico na Rússia. Além disso, pautado na perspectiva bakhtiniana, esse trabalho apresentará uma análise de um capítulo de um livro didático pertencente ao Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), a partir da qual buscamos verificar se os aspectos estilísticos são apresentados aliados ao ensino da língua. Para justificar nossos pressupostos, buscamos orientações teórico-metodológicas fundamentadas nas obras do Círculo de Bakhtin. De base bibliográfica e qualitativa, a presente pesquisa foi fundamental para apresentar um conceito “apagado” do ensino de língua – a estilística – e, da mesma forma, para justificar por que o seu uso tem tamanha importância e pode contribuir para a melhoria no ensino de Língua Portuguesa no Brasil.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2017-09-06T18:19:02Z No. of bitstreams: 1 SCHMECHEL.pdf: 3575817 bytes, checksum: a2eb23c5c402dc6f674a2ee4ed2a8c81 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-10-05T18:59:53Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SCHMECHEL.pdf: 3575817 bytes, checksum: a2eb23c5c402dc6f674a2ee4ed2a8c81 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-10-05T18:59:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SCHMECHEL.pdf: 3575817 bytes, checksum: a2eb23c5c402dc6f674a2ee4ed2a8c81 (MD5) Previous issue date: 2017-07-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerro Largopt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnálise literáriapt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectEstilísticapt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectPrograma Nacional do Livro Didáticopt_BR
dc.titleContribuições da estilística para o ensino de Língua portuguesapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SCHMECHEL.pdf3,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.