Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1195
Tipo: | Monografia |
Título: | Contribuições da estilística para o ensino de Língua portuguesa |
Autor(es): | Schmechel, Rosana |
Primeiro Orientador: | Gonçalves, Ana Cecilia Teixeira |
Primeiro membro da banca: | Schneiders, Caroline Mallmann |
Segundo membro da banca: | Batista, Jeize de Fátima |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo conhecer e analisar a proposta metodológica oferecida pelo professor Mikhail Bakhtin, por volta dos anos 1942 – 1945, quando era professor do ensino básico na Rússia. Além disso, pautado na perspectiva bakhtiniana, esse trabalho apresentará uma análise de um capítulo de um livro didático pertencente ao Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), a partir da qual buscamos verificar se os aspectos estilísticos são apresentados aliados ao ensino da língua. Para justificar nossos pressupostos, buscamos orientações teórico-metodológicas fundamentadas nas obras do Círculo de Bakhtin. De base bibliográfica e qualitativa, a presente pesquisa foi fundamental para apresentar um conceito “apagado” do ensino de língua – a estilística – e, da mesma forma, para justificar por que o seu uso tem tamanha importância e pode contribuir para a melhoria no ensino de Língua Portuguesa no Brasil. |
Abstract/Resumen: | El presente trabajo tuvo como objetivo conocer y analizar la propuesta metodológica ofrecida por el profesor Mikhail Bakhtin, por vuelta de los años 1942-1945, cuando era profesor de la enseñanza básica en Rusia. Además de eso, basado en la teoría bakhtiniana, el trabajo presentará un análisis de un capítulo de un libro didáctico que pertenece al Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), a partir de la cual buscamos verificar si los aspectos estilísticos son presentados aliados a la enseñanza de lengua. Para justificar nuestros presupuestos, buscamos orientaciones teórico-metodológicas fundamentadas en las obras del Círculo de Bakhtin. La presente pesquisa, de base bibliográfica y cualitativa, fue fundamental para presentar un concepto “borrado” de la enseñanza de lengua – la estilística – y, de la misma forma, para justificar porque su uso tiene tan gran importancia y puede contribuir para mejorar la enseñanza de Lengua Portuguesa en Brasil. |
Palavras-chave: | Análise literária Língua portuguesa Estilística Ensino e aprendizagem Programa Nacional do Livro Didático |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Cerro Largo |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1195 |
Data do documento: | 6-Jul-2017 |
Aparece nas coleções: | Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SCHMECHEL.pdf | 3.49 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.