Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1197
Type: Monografia
Title: Educação infantil e campos de experiências: a ética de um encontro
Author: Kissel, Ana Claudia Noskoski
First advisor: Irgang, Silvania Regina Pellenz
metadata.dc.contributor.referee1: Irgang, Silvania Regina Pellenz
metadata.dc.contributor.referee2: Loss, Adriana Salete
metadata.dc.contributor.referee3: Bornelli, Samara
Resume: O presente trabalho aborda a Educação Infantil e Campos de Experiência focalizando na ética desse encontro. Desse modo, investiguei qual e como seria o processo de construção do conhecimento das crianças pela experiência do aprender, a partir da proposição de campos de experiência na Educação Infantil. Para isso, busquei suporte teórico metodológico na pesquisa qualitativa, que vê a pesquisa como um processo e não como produto, de uma construção reflexiva, potente e geradora de conhecimentos. Junto a isso, trago autores e pesquisas sobre a experiência do aprender, bem como algumas contribuições da pedagogia italiana para pensar os campos de experiência na Educação Infantil. Além disso, as Diretrizes Nacionais Curriculares para Educação Infantil e a Base Nacional Comum Curricular foram suporte relevante para as reflexões e para um currículo pensado pelos campos de experiência. Aliado a pesquisa bibliográfica trago as experiências do estágio curricular na educação infantil como um encontro possível a ser considerado. Assim, organizei a análise dos dados levando em consideração três categorias: o conceito de experiência; o currículo e a prática curricular. Nessa última, trago três eixos, a fim de mostrar a possibilidade de explorar campos de experiências na Educação Infantil: As crianças entre elas; As crianças e os materiais e As crianças e suas descobertas. Pude constatar que a criança produz sentidos pessoais e coletivos, construindo assim um aprendizado constante. Assim, o encontro entre educação infantil e os campos de experiência é possível quando o/a professor(a) oportuniza tais experiências e faz desse encontro momentos de infinitas possibilidades.
Keywords: Educação infantil
Campos de experiências
Estágio curricular
Language: por
Country: Brasil
Publisher: UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1197
Issue Date: 12-Jan-2017
Appears in Collections:TCC Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KISSEL.pdf3.38 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.