Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1197
Tipo: Monografia
Título: Educação infantil e campos de experiências: a ética de um encontro
Autor(es): Kissel, Ana Claudia Noskoski
Primeiro Orientador: Irgang, Silvania Regina Pellenz
Primeiro membro da banca: Irgang, Silvania Regina Pellenz
Segundo membro da banca: Loss, Adriana Salete
Terceiro membro da banca: Bornelli, Samara
Resumo: O presente trabalho aborda a Educação Infantil e Campos de Experiência focalizando na ética desse encontro. Desse modo, investiguei qual e como seria o processo de construção do conhecimento das crianças pela experiência do aprender, a partir da proposição de campos de experiência na Educação Infantil. Para isso, busquei suporte teórico metodológico na pesquisa qualitativa, que vê a pesquisa como um processo e não como produto, de uma construção reflexiva, potente e geradora de conhecimentos. Junto a isso, trago autores e pesquisas sobre a experiência do aprender, bem como algumas contribuições da pedagogia italiana para pensar os campos de experiência na Educação Infantil. Além disso, as Diretrizes Nacionais Curriculares para Educação Infantil e a Base Nacional Comum Curricular foram suporte relevante para as reflexões e para um currículo pensado pelos campos de experiência. Aliado a pesquisa bibliográfica trago as experiências do estágio curricular na educação infantil como um encontro possível a ser considerado. Assim, organizei a análise dos dados levando em consideração três categorias: o conceito de experiência; o currículo e a prática curricular. Nessa última, trago três eixos, a fim de mostrar a possibilidade de explorar campos de experiências na Educação Infantil: As crianças entre elas; As crianças e os materiais e As crianças e suas descobertas. Pude constatar que a criança produz sentidos pessoais e coletivos, construindo assim um aprendizado constante. Assim, o encontro entre educação infantil e os campos de experiência é possível quando o/a professor(a) oportuniza tais experiências e faz desse encontro momentos de infinitas possibilidades.
Palavras-chave: Educação infantil
Campos de experiências
Estágio curricular
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1197
Data do documento: 12-Jan-2017
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KISSEL.pdf3,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.