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Tipo: Artigo Cientifico
Título: Contação de histórias: caminho de descobertas e compreensão do mundo
Autor(es): Cavalheiro, Jéssica Vanessa
Sbeghen, Marizane
Primeiro Orientador: Beltrame, Lisaura Maria
Resumo: Este artigo visa apresentar reflexões em torno da temática “Contação de Histórias”, provinda de nosso reencontro com experiências do Estágio Supervisionado na Educação Infantil, realizado durante o primeiro semestre de 2014, nos municípios de Seara/SC e Planalto Alegre/SC, com turmas do Maternal I e II. Tendo como foco de pesquisa investigar a importância da contação de histórias no processo do aprender e desenvolver da criança, fundamentando-nos teoricamente em Vygotsky e demais autores que se propõem a discutir a contação de histórias. Para tanto, o presente trabalho guiou-se pelos seguintes objetivos: Compreender quais são as contribuições da prática educativa enfatizada na contação de histórias para a Educação Infantil; Investigar o que as crianças pensam sobre os momentos de contação de histórias; Analisar as contribuições de Vygotsky na aprendizagem e desenvolvimento da criança. Para atingir os objetivos pretendidos, recorreu-se a metodologia da pesquisa bibliográfica. Assim sendo, é em meio a esse contexto de pesquisa, que evidenciamos embasadas nos pressupostos da teoria histórico-cultural, que as relações do ser humano com o meio constituem a alavanca para os processos de aprendizagem e desenvolvimento do homem. Nesse sentido, temos a clareza de que a internalização do conhecimento decore de uma organização interna de informações e aprendizagens que a criança adquire estando em contato com outras pessoas e objetos. Sendo o professor um mediador que contribui com a criança a partir da contação de histórias a desenvolver diferentes habilidades cognitivas e a linguagem, a alcançar os diversos patamares do desenvolvimento humano, assim como, aguçar a sua imaginação. Paralelamente, em conformidade com os estudos referentes à contação de histórias, apreendemos esse momento enquanto enriquecedor do imaginário infantil e promovedor do desenvolvimento psicológico, criativo e emocional da criança, ao passo que, permite a essa adquirir novos conhecimentos, compreender o mundo e a si mesma, e consequentemente criar a sua identidade pessoal. Já no que diz respeito as entrevistas e os momentos de contação de histórias realizados com as turmas supracitadas, essas nos apontaram a preferência das crianças por personagens midiáticos e o quão importante é para elas esses momentos de exploração da imaginação. Nesse ínterim, defendemos a presença da contação de histórias nos Centros de Educação Infantil, pois inferimos ser esse, um espaço educativo que permite a criança aprender e desenvolver-se em sua totalidade (intelectual, psicológico e emocional, etc.) assim como estimular o seu imaginário. Uma vez que, compreendemos a contação de histórias enquanto um caminho de descobertas e compreensão do mundo.
Abstract/Resumen: This article presents reflections on the theme “storytelling”, coming to our reunion with Supervised Training experiences in Early Childhood Education, held during the first semester of 2014, in Seara/SC and Planalto Alegre/SC, with Maternal I and II classes. The research focus is to investigate the importance of storytelling in the process of learning and developing child, theoretically basing themselves in Vygotsky and other authors who propose to discuss storytelling. Therefore, this study was guided by the following objectives: to understand what are the contributions of educational practice emphasized in storytelling for Early Childhood Education; investigate what children think about the moments of storytelling; analyze the contributions of Vygotsky on learning and child development. To achieve the desired objectives, we used the methodology of bibliographic research. Therefore, it is amidst this context research, which evidenced based in the premises of the historical and cultural theory that relations between human beings and the environment are the lever to the processes of learning and human development. In this sense, we have the clarity that the internalization of knowledge elapses of an information internal organization and learning that the child acquires being in contact with other people and objects. It is the teacher a mediator who helps with the child from storytelling to develop different cognitive skills and language, achieving the different levels of human development, as well as sharpen their imagination. At the same time, in accordance with the studies on the storytelling, grasp this moment while enriching the child's imagination and a promoting of psychological development, creative and emotional child, whereas allows that make discoveries, new knowledge, understand the world and itself, and thus create your personal identity. In what concerns the interviews and the moments of storytelling performed with the above groups, these showed the preference of children for media characters and how important it is for them these exploration and imagination moments. In the meantime, we defend the presence of storytelling in Early Childhood Education Centers, as we infer that this is an educational space that allows children to learn and develop in its entirety (intellectual, psychological and emotional, etc) as well as stimulate their imagination. Once we understand the storytelling as a path of discovery and understanding of the world.
Palavras-chave: Ensino e aprendizagem
Educação
Educação infantil
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1210
Data do documento: 2015
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